Curso gratuito por WhatsApp ensina a identificar fake news nas eleições

Serão cinco aulas sobre como ver se uma notícia, um vídeo ou áudio foram deformados para enganar eleitores

O Plural vai dar um curso nas semanas anteriores às eleições de outubro para ajudar eleitores e eleitoras a descobrir como identificar fake news e desinformação. O curso, inteiramente gratuito, será feito todo via WhatsApp. Quem se cadastrar, receberá as aulas nos horários marcados e poderá conversar ao vivo com jornalistas para tirar suas dúvidas.

O curso é composto por cinco aulas, que ensinam como muitos políticos se esforçam para enganar o eleitorado. Nas conversas via Whats, você aprenderá a achar elementos que mostram quando uma notícia é falsa ou forçada. Também serão analisados áudios e vídeos que foram deturpados para criar situações falsas.

“Só existe um jeito de combater a desinformação, que é a educação de quem está na ponta, recebendo esse tipo de notícia”, diz a coordenadora-geral do Plural, Rosiane Correia de Freitas. “Enquanto não houver uma legislação mais firme sobre fake news, o cidadão vai ser o único fiscal do que circula nos aplicativos de mensagem, e é preciso estar atento.”

Para o jornalista Rogerio Galindo, coordenador de conteúdo do Plural e criador do curso, a inovação vai ser fazer o curso todo de maneira remota e de um jeito que as pessoas em geral têm acesso fácil. “A gente fez o curso todo pensando em uma linguagem simples, que o eleitor realmente entenda. Usamos muitos exemplos, GIFs, emojis, tudo pra garantir que a conversa seja divertida e a pessoa vá até o final”, conta.

O curso faz parte do projeto Dr. Jacaré, montado pelo Plural para as eleições deste ano. O financiamento vem de dois projetos distintos. Uma das fontes de recurso para o projeto é o Comprova, programa da Abraji que reúne veículos do país todo contra a desinformação. Neste ano, com apoio do Google, o consórcio contemplou jornais de diversos estados brasileiros com bolsas para combater a desinformação nas eleições regionais. Para acompanhar as verificações feitas pelo projeto, clique aqui.

Além disso, o programa tem financiamento de um edital do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), em parceria com o Meta (empresa responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp). O projeto conta com participação de jovens da periferia que ajudam a manter a linguagem dos projetos simples e a monitorar a desinformação na Internet.

A primeira turma começa as aulas na próxima segunda-feira, dia 19. Cada aula dura cerca de 45 minutos. Para se inscrever, mande um whats para (41) 98811-0753. Ou clique aqui para falar direto com nosso robô de Whats.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Curso gratuito por WhatsApp ensina a identificar fake news nas eleições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima