Curitiba terá Hospital Veterinário para atendimento gratuito

Intenção é atender animais de estimação de pessoas com baixa renda

A prefeitura de Curitiba fez o lançamento do projeto do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, o primeiro hospital veterinário público do estado do Paraná. Sem uma data exata prevista, o Hospital Veterinário Municipal de Curitiba deve começar a funcionar ainda em 2024. 

O lançamento do projeto foi possível devido à doação de uma área equivalente a 68.467,05 m² no bairro Taboão feita pela empresa Votorantim Cimentos S.A. A doação seguiu as normas da Lei Municipal  nº 16.272, de 15 de dezembro de 2023, aprovada pelos vereadores de Curitiba.

Segundo a prefeitura, o foco do hospital será o atendimento de animais domésticos da população curitibana em vulnerabilidade social, mais detalhes de como será feita a identificação para realização dos atendimentos ainda não foram divulgadas.

O objetivo do  Hospital Veterinário Municipal é realizar pelo menos 40 atendimentos veterinários diários de média e alta complexidade. Além de  da prestação de serviços gratuitos para pets, como consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação. O objetivo é possibilitar pelo menos 40 atendimentos diários.

Atendimento veterinário gratuito

Atualmente a prefeitura de Curitiba já oferece alguns serviços gratuitos à população como a castração de cães de gatos. O acesso a esses serviços é feito pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, nos mutirões gratuitos de castração de cães e gatos e nas ações clínicas promovidas nos bairros. Os serviços podem ser acessados pelo site da Rede de Proteção Animal de Curitiba

Leia também: Prefeitura abre agendamento para castração gratuita em cães e gatos

No caso de animais de rua, a população pode acionar a prefeitura caso o animal esteja machucado, ou tenha sido atropelado pelo telefone 156. A Unidade de Resgate Animal (ambulância) é acionada somente para o atendimento de emergências envolvendo cães e gatos sem responsável (tutor), atropelados em via pública e com risco de morte.

Os animais recolhidos pela ambulância são atendidos conforme a situação: medicados no local ou levados para clínica contratada. Depois de identificados e castrados pela equipe da clínica, os animais vão para o Centro de Referência para Animais em Situação de Risco – CRAR, e quando concluída sua plena recuperação, ficam disponíveis para adoção. 

Todo pedido de atendimento emergencial deve ser feito exclusivamente pela Central no telefone 156, no horário das 7h30 às 16h, todos os dias da semana.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Curitiba terá Hospital Veterinário para atendimento gratuito”

  1. Podem me chamar de retrógrado, de babaca, de tudo. Eu não consigo entender uma política pública que tira verba do SUS para atender animais de estimação.
    Parece uma inversão de valores que simplesmente não faz sentido para mim. Afinal quem é mais importante: as pessoas ou os animais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima