Conselho tem eleição mais disputada desde 2009

Eleição desse ano é a mais disputada e que tem mais candidatos desde 2009, com 180 pessoas disputando 50 vagas.

A eleição de 50 novos conselheiros tutelares de Curitiba no próximo dia 6 de outubro é a mais disputada desde 2009. São 180 candidatos para 50 vagas. Em 2009, foram 162 candidatos para 45 vagas. Apesar disso, a disputa foi praticamente esquecida pelo governo municipal e está sendo divulgada discretamente no site e redes sociais da Fundação de Ação Social (FAS).

A eleição deste ano também é a que tem maior número de candidatos: 180. Na eleição passada, por exemplo, apenas 105 candidatos disputaram 45 vagas. Em 2012 foram 98 e em 2009, 162.

Os conselheiros tutelares têm mandato de quatro anos e recebem um subsídio mensal para garantirem que a legislação de proteção à infância e adolescência seja respeitada. O órgão é independente e pode exigir, por exemplo, que a prefeitura garanta a matrícula de crianças nos Centros de Educação Infantil e escolas.

O Conselho também é parte da Rede de Proteção que atua quando existe uma suspeita de abuso ou violência contra crianças.

A eleição deste ano acontece no próximo dia 6 de outubro, das 8 às 17 horas. Cada regional tem um local de votação. É preciso ter o título de eleitor regular e apresentar um documento com foto para votar.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima