Componentes químicos em tintas podem agravar doenças respiratórias

Compostos químicos presentes em tintas, vernizes e selantes usados na construção civil são prejudiciais à saúde

Os chamados compostos orgânicos voláteis, componentes químicos usados na fabricação de tintas, selantes e vernizes, são muito comuns na construção civil. Seu uso está relacionado a acabamentos em geral e assim eles estão presentes em muitas residências. 

O uso desses compostos pode agravar problemas respiratórios e, a depender das substâncias e do tempo de exposição, pode até causar câncer. Entre os sintomas que esses compostos podem causar estão a irritação da pele, olhos, mucosas e sintomas respiratórios. 

Eduardo Neiva, clínico geral e médico gestor e responsável técnico em home care, alerta para os riscos de exposição a essas substâncias. “A longo prazo, esses compostos podem ser prejudiciais para a saúde tanto de pessoas saudáveis como de pessoas com algum tipo de patologia que realizam tratamentos contínuos”, diz.

O consultor em sustentabilidade e sócio-fundador da Bloco Base, Iago de Oliveira explica que é importante que as incorporadoras e construtoras busquem usar o mínimo possível desses compostos orgânicos. “Para isso é necessária uma revisão na seleção original dos materiais propostos por arquitetos e designers de interiores, e analisar todos os usos necessários”, diz. 

Iago acrescenta que é necessário que outros materiais livres desses compostos sejam utilizados e sugeridos na hora da criação de um projeto. “Além disso, é fundamental a capacitação do público geral e de profissionais da área sobre a existência desses compostos e o impacto associado a seu uso”, diz.

Weefor

A incorporadora Weefor, usou em seu primeiro empreendimento o MUDA WF, um prédio residencial apenas materiais que foram validados, garantindo uma baixa emissão desses compostos tóxicos. A CEO da Weefor, Maria Eugenia Fornea, reforça a importância da educação dos consumidores que devem sempre questionar sobre a seleção dos materiais utilizados na construção, garantindo um entendimento completo do que está sendo adquirido.

Para o corretor imobiliário Leonardo Barrosa, os curitibanos já sofrem demais com problemas respiratórios devido ao clima e a escolha de produtos que não possuem esses compostos garante mais qualidade de vida e saúde para os moradores.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima