Claudete de Castro França  – Claudete (Número 7505) – Regional Pinheirinho

Claudete de Castro França é candidata a Conselheira Tutelar da Regional Pinheirinho

Claudete de Castro França tem 53  anos, é professora e já atuou como diretora de Cmeis. É candidata ao Conselho Tutelar da Regional Pinheirinho e tenta sua reeleição ao Conselho Tutelar.

Na prova de conhecimentos específicos para registro da candidatura acertou 85% das questões.

É candidato na eleição do Conselho Tutelar e quer seu perfil aqui? É só preencher o formulário aqui.

Se você é candidato à reeleição, explique por que a população deveria reconduzi-lo(a) ao cargo?

Iniciei o Conselho Tutelar em 2010, estou pleiteando meu 5º mandato. Ser Conselheira Tutelar é atuar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. É uma  missão,  o conselheiro tutelar tem a função de zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do adolescente. Quando vim  para essa missão, pensei que foi um chamado de Deus para que eu atuasse  na Defesa das crianças e adolescentes , pois algumas situações são árduas, quando se trata de maus tratos, mas me identifiquei e quero continuar. Sou uma pessoa dedicada e comprometida, amo ser Conselheira Tutelar, estou como conselheira a 13 anos, meu objetivo é  atuar para que as crianças e adolescentes sejam tratados como  sujeito de direito na nossa sociedade, que sejam respeitados como preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente. Atuar na Defesa de Direito para garantir que seja tratado com Prioridade absoluta. Continuar como Conselheira Tutelar para trabalhar em prol das Crianças e Adolescentes, fazer com dedicação e zelo, para que as crianças e adolescentes tenham um futuro melhor. Exercer as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos exige muita responsabilidade, e estou pronta para continuar zelando por estes direitos. O conselheiro tem suas atribuições e realiza seu trabalho em prol das crianças e adolescentes com muito zelo, e isso não tem formação que ensine. Ser Conselheiro Tutelar é receber ensinamentos para vida.

O que faz de você uma boa escolha para o Conselho Tutelar?

Minha experiência, dedicação e responsabilidade. Meu objetivo é atuar na Defesa das Crianças e Adolescentes. Atuar para que tenhamos mais políticas públicas e garantir que nossas crianças e adolescentes sejam tratados como sujeitos de Direitos em nossa sociedade. Continuar atuando na prevenção junto com os programas, para que nossas crianças e adolescentes não fiquem expostas a riscos. Vou continuar atuando com responsabilidade na Defesa das Crianças e Adolescentes. Continuar representando em nome das crianças, adolescentes e as famílias junto ao ministério público quando for necessário. Trabalhar com urbanidade, atender as famílias com orientações e encaminhamentos dentro das atribuições do órgão Tutelar para que nenhuma criança e adolescente tenha seus direitos violados. Meu objetivo é trabalhar para garantir que todas as crianças sejam atendidas com prioridade absoluta, para que seu desenvolvimento não seja prejudicado. Trabalhar juntos aos programas para que tenha mais políticas públicas voltadas à infância

Qual é sua experiência prévia na área de defesa dos direitos da criança?

Estou atuando com crianças a mais 25 anos, minha experiência anterior foi como professora, e também como diretora de Cmei. Iniciei trabalhando com crianças de 0 a 5 anos. Atuei na direção de Cmei por 13 anos Trabalhar com essa faixa de idade é contribuir na construção inicial da alfabetização que estão em desenvolvimento, sempre atuando na defesa dos direitos das crianças, zelando pelo cuidado e proteção das crianças. Meu trabalho sempre foi voltado a proporcionar uma educação de qualidade, passar conhecimentos, respeitando a cada criança com sua realidade, incentivando ao desenvolvimento intelectual, emocional e social, também atuando para fortalecer a base familiar. Trabalhando sempre junto com as famílias, enfatizando a importância da família na vida escolar de seus filhos. Como Diretora do Cmei, atuei para garantir que as crianças tivessem profissionais qualificados, responsáveis, zelando e cuidando para que todos fossem atendidos com muita responsabilidade respeitando como sujeito de direito. Sempre tive o cuidado para manter o local de atendimento um ambiente seguro e prazeroso. Meu objetivo sempre foi para que as crianças tivessem seus Direitos garantidos com Prioridade Absoluta e qualidade em seu desenvolvimento.

Qual você acha que é a maior ameaça à infância e adolescência em Curitiba hoje? E como é possível enfrentarmos essa ameaça?

São vários tipos de violência que as crianças vêm sofrendo, como agressão física e psicológica, abusos, exploração trabalho infantil, negligência em seus cuidados básicos. Temos que continuar lutando para que tenha mais investimentos nas políticas públicas voltada na área da Infância. Mais trabalhos com a sociedade para que ajude cuidar das nossas crianças e adolescentes, usando os canais de denúncias com seriedade. Fortalecer os trabalhos na prevenção ao combate á violência. Divulgar para sociedade o papel do Conselho Tutelar e a importância dos serviços de proteção. Investir nos programas que atendem as famílias com vulnerabilidade social, também em trabalhos de prevenção. 

O que é essencial saber sobre você na hora de votar?

Sou professora, casada há 32 anos, tenho um filho de 24 anos, sou moradora no mesmo endereço há 53 anos. Estou como Conselheira Tutelar há 13 anos na Regional do Pinheirinho. Quero continuar atuando na defesa dos Direitos de nossas Crianças e Adolescentes. Realizei vários cursos na área da Infância com objetivo de buscar conhecimentos para atuar no combate à violência. A minha escolha em pleitear mais um mandato e por amor a causa na área da infância e também continuar representando a comunidade para que tenha mais políticas públicas voltada à Infância e defender nossas crianças e adolescentes contra as violências.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima