Aline Reis, do Plural, é eleita jornalista negra mais admirada da Região Sul

Repórter recebeu o prêmio nesta segunda, em São Paulo, ao lado de profissionais de todo o país

A repórter Aline Reis, do Plural, foi premiada nesta semana como a jornalista negra mais admirada da Região Sul do País. A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo e reuniu jornalistas de todo o país. prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que está em sua primeira edição, é a iniciativa organizada por Jornalistas&Cia/Portal dos Jornalistas, 1 Papo Reto, Rede JP e Neo Mondo, e tem como objetivo reconhecer a contribuição de jornalistas negros e negras para o país.

Aline, que é formada pela Universidade Positivo e trabalha no Plural há dois anos, já tinha sido incluída, na primeira fase do prêmio, na lista de 50 jornalistas negros mais admirados do país. A revelação de que ela foi a mais votada da Região Sul ocorreu na noite da premiação.

“Ter sido listada entre os jornalistas negros mais admirados do Brasil foi uma grata surpresa. Isso ressalta a importância do jornalismo local, como faz o Plural, também em discussões mais amplas ligadas às pautas antirracistas”, disse Aline.

Zileide Silva

O primeiro lugar na categoria nacional ficou com a jornalista Zileide Silva, repórter especial da tevê Globo. Também da TV Globo, a apresentadora Maju Coutinho, do programa Fantástico, ficou na segunda posição geral, acompanhada de Semayat Oliveira, diretora de Conteúdo do site Nós, Mulheres da Periferia, em terceiro lugar.

Completaram o top 10, pela ordem, Roberta Garcia (ICL), Tiago Rogero (Projeto Querino), Valéria Almeida (Rede Globo), Silvia Nascimento (Mundo Negro), Pedro Borges (Alma Preta), Flávia Oliveira (O Globo/GloboNews) e Basília Rodrigues (CNN).

Na categoria Profissionais de Imagem/Vídeo, a vencedora foi a repórter cinematográfica Andreza Oliveira, da Rede Globo. Em Veículo Geral, o prêmio foi para a TV Cultura. E em Veículo Liderado por Jornalistas Negros, a publicação mais votada foi a Revista Raça.

Já nas categorias regionais, os mais votados foram Vinícius Veloso (Metrópoles), no Centro-Oeste; Luana Souza (TV Bahia), no Nordeste; Cley Medeiros (A Crítica), no Norte, Larissa Alves (BandNews FM), no Sudeste; e Aline Reis (Jornal Plural), na Região Sul.

Além dos eleitos pela votação popular, a premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira concedeu quatro premiações especiais: o Troféu Luiz GamaDecano e Decana do Jornalismo, entregues respectivamente aos professores Flávio Carrança e Rosane Borges; o Troféu Tim Maia – Revelação do Ano, concedido à repórter Rebeca Borges, do portal Metrópoles.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Aline Reis, do Plural, é eleita jornalista negra mais admirada da Região Sul”

  1. Parabéns Aline, que orgulho ser assinante desse jornal, seu premio mostra que este jornal está no caminho e isso dignifica o jornalismo paranaense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima