O Plural está lançando uma série de reportagens destinada a mostrar quais são os principais desafios para a educação pública no Paraná hoje. Além da cobertura normal feita pelo jornal sobre temas educacionais, a ideia é fazer um panorama dos problemas reais que dificultam o avanço do ensino e do aprendizado, principalmente no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
A série começa com a publicação de uma reportagem de Angieli Maros sobre a superlotação em escolas estaduais paranaenses. Onde a lei determina que só poderia haver 40 crianças, existem até 47 na lista de chamada. E mais: mesmo os 40 já são um problema para professores que precisam enfrentar calor, falta de espaço e ventilação e, claro, ficam sobrecarregados com uma turma que produz pilhas e pilhas de provas e trabalhos.
A série tem apoio da APP-Sindicato, que representa os professores e os demais profissionais ligados à rede estadual de ensino do Paraná.
Segundo a coordenadora-geral do Plural, Rosiane Correia de Freitas, mestre em Educação pela UFPR, muitas vezes o debate sobre a sala de aula é feito a partir de premissas falsas e se baseia em poucos dados reais. “Isso leva a discussões estéreis, como o Escola Sem Partido, que não ajudam em nada a melhorar as verdadeiras condições educacionais. O que nós vamos fazer é ouvir os profissionais, analisar os números e tentar prestar um serviço para que o debate amadureça”, afirma ela.
Para a presidente da APP-Sindicato, Walkiria Olegário Mazeto, é importante que a comunidade saiba da realidade da educação, até para cobrar do governo que as coisas melhorem. “Estamos nessa parceria com o Plural porque a comunicação é blocada e não existe espaço para os trabalhadores se manifestarem”, diz ela.