Renato Freitas propõe CPI do Sistema Carcerário no Paraná

Pedido ocorreu após revelação de que ex-diretor do Departamento Penitenciário do Paraná teria recebido propina de traficantes

Nesta semana a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebeu pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar caso de corrupção no Departamento de Polícia Penal (Depen). O pedido foi feito pelo deputado Renato Freitas (PT), motivado por reportagem da RIC TV, que revelou esquema de pagamento de propina de traficante para servidores do departamento.

Conforme a reportagem um traficante identificado como Marcos Silas, que está preso em São José dos Pinhais, pagou R$ 1 milhão para um ex-diretor do Depen, em troca de benefícios.

Leia também: Audiência Pública na Câmara discute fiscalização de bares e restaurantes em Curitiba

“A Assembleia tem a obrigação constitucional de fiscalização do poder executivo. E o Depen é um órgão do poder executivo. Diante das denúncias, é tarefa dos deputados abrir uma CPI para apurar esse tipo de relação privilegiada entre alguns presos e os administradores dos presídios no Paraná, assim como qualquer outra conduta que desrespeite as leis que regem o sistema penitenciário”, disse Freitas.

Após a veiculação da reportagem, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que foi aberta uma sindicância para apurar o caso.  Para avançar, a CPI precisa de assinatura de 18 parlamentares.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

error: Conteúdo protegido
Rolar para cima