Ratinho investiu bilhões em segurança, mas dados sobre violência pioraram  

Número de homicídios caiu, mas outros indicadores mostram problemas na gestão da segurança no Paraná

O governo de Ratinho Jr (PSD) investiu quase R$ 20 bilhões em políticas de segurança pública, mas vários dos principais indicadores sobre a violência no Paraná pioraram em relação a 2018. É o que revelam as estatísticas da Secretária de Segurança. De acordo com os dados, nos primeiros oito meses de 2023 o número de homicídios diminuiu 13% em um ano, mas outros indicadores importantes sobre a criminalidade pioraram em relação a 2022.

O número de assassinatos realmente diminuiu na comparação com os dois primeiros quadrimestres de 2022, passando de 721 casos no ano passado para 621 dos primeiros oito meses deste ano. Por outro lado, os dados da Secretaria de Segurança destacam que os crimes graves aumentaram nas 23 maiores cidades do estado. Por exemplo, os crimes contra as pessoas registraram um aumento de 11,72% em relação ao ano anterior. Esse dado piorou também em comparação ao mesmo período de 2018, último ano antes de Ratinho Jr assumir como governador do Paraná.

Os dados sobre a violência são ainda mais assustadores no que diz respeito aos crimes contra a dignidade sexual, que aumentaram de 20% em relação ao 2022 e de 51% na comparação com 2018. De acordo com a Secretaria de Segurança, os demais crimes subiram no Paraná 28,44% na comparação com o ano anterior com picos muito importantes tanto em Curitiba (43,98%) quanto em São José dos Pinhais (81,02%). Por outro lado, o número de furtos caiu apenas 0,22% em todo o estado, mas Curitiba registrou um aumento de 18% nos primeiros oito meses do ano.

Apesar da grande despesa feita pelo governo, a segurança nas cidades paranaenses não melhorou de maneira tão significativa. Um outro exemplo é representado pelos furtos e roubos em ambientes públicos, que pioraram em relação ao ano anterior e registram um aumento de 20% na capital do estado. Essas estatísticas sugerem que a estratégia do governo de Ratinho Jr. de incrementar o número de policiais nas ruas não provocou uma redução significativa da criminalidade. Por outro lado, houve diminuição de roubos e furtos nas residências, onde a segurança muitas vezes está nas mãos de vigilantes privados, que no Paraná ultrapassam os números de agentes da Polícia Militar.

A contratação de novos policiais, aliás, foi uma das promessas feitas por Ratinho durante a última campanha eleitoral. Em entrevista concedida à Jovem Pan, o governador declarou que desejava tornar anual a contratação de 500 a mil policiais por ano. Além disso, após os ataques a diferentes escolas em São Paulo e Blumenau, o governador anunciou o destacamento de 5 mil policiais para reforçar a vigilância na rede da educação.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima