Araci Asinelli da Luz  – Araci Asinelli (Número 6426) – Regional Matriz

Araci Asinelli é candidata a Conselheira Tutelar da Regional Matriz e tenta sua primeira eleição ao Conselho Tutelar

Araci Asinelli da Luz tem 75 anos de idade e 53 anos de experiência no magistério público. É candidata ao Conselho Tutelar da Regional Matriz e tenta sua primeira eleição ao Conselho Tutelar.

Na prova de conhecimentos específicos para registro da candidatura acertou 88% das questões.

É candidato na eleição do Conselho Tutelar e quer seu perfil aqui? É só preencher o formulário aqui.

O que faz de você uma boa escolha para o Conselho Tutelar?

Além da renovação dos membros, que considero salutar, sou uma estudiosa do ECA e da causa da infância e da adolescência desde o lançamento do ECA. Participei da Comissão da Infância e Adolescência da OABPR, do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil., participo ativamente do Curso e Mentoria Pílulas do ECA, acompanho desde sempre o trabalho do CT já tendo coordenado grupo de estudos, atuei por mais de 20 anos como voluntária da Chácara os Meninos de Quatro Pinheiros, tenho especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes. Mas, o meu diferencial é a não concessão a abrir mão à prioridade absoluta  para crianças e adolescentes, como afirma a força da lei. Para isso usarei todos os argumentos legais, sempre.

Qual é sua experiência prévia na área de defesa dos direitos da criança?

Creio que já incluí estas questões na resposta anterior.

Qual você acha que é a maior ameaça à infância e adolescência em Curitiba hoje? E como é possível enfrentarmos essa ameaça?

O desconhecimento do ECA e da função do CT pela sociedade e pelos próprios conselheiros e conselheiras que ainda se submetem a ações que não lhes cabem. Quando digo desconhecimento é sobre o ordenamento legal que o ECA propõe. Muitas pessoas sabem da existência, mas não o leram ou não o entenderam. Já acompanhei casos em que a conselheira/conselheiro “achou” que não teria problema em fazer tal coisa porque foi demandada (de forma equivocada e no modelo autoritário/amedrontamento)  por um juiz ou policial. E aí toda a sequência de medidas foi equivocada, com prejuízo do SGDCA. O desafio será propor o conhecimento e importância do ECA e do CT para a sociedade, especialmente a chamada “elite” que não os acessa e corrigir a politização (o uso do poder político econômico partidário e judiciário) comum nos dias de hoje, em tudo. Será preciso conhecimento, habilidades e resiliência. Como aprenderá o tempo de nossa vida, minha idade e experiência de vida vão ajudar que isto aconteça.

O que é essencial saber sobre você na hora de votar?

Tenho 53 anos de experiência no magistério público, em diferentes níveis. Fui coordenadora do Curso de Magistério do Instituto de Educação do Paraná (1989-1992), oriento teses e dissertações em educação nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPR envolvendo populações chamadas  vulneráveis, sou autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos, assinava uma coluna sobre infância e adolescência em um Jornal de Bairros produzido pela Câmara Municipal de Curitiba, participei da criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, fui membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, participei da formação do PROERD no Paraná. Se buscarem por meu nome no Google encontrarão algumas ações destacadas pela mídia em cada ocasião. Estou animada, disposta a trabalhar muito e fazer valer a lei no que tange às políticas sobre a Infância e adolescência. Tenho cinco filhos /filhas (três mulheres e dois homens) e nove netos/netas (5 homens e 4 mulheres). Me defino como mãe, avó e professora amorosas e dialógicas. Tenho minhas marcas, religiosa e política, que nunca serão priorizadas no estado laico.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima