Marcelo Fachinello é eleito para presidir a Câmara de Curitiba até 2025

O vereador Marcelo Fachinello (PSC) presidirá a Câmara de Curitiba pelo próximo biênio. O nome já era dado como certo há pelo menos duas semanas. Em sessão nesta quarta-feira (21), ele levou o voto de todos os colegas parlamentares, depois […]

O vereador Marcelo Fachinello (PSC) presidirá a Câmara de Curitiba pelo próximo biênio. O nome já era dado como certo há pelo menos duas semanas. Em sessão nesta quarta-feira (21), ele levou o voto de todos os colegas parlamentares, depois de acordos paralelos terem derrapado e não conseguirem avançar para formar um bloco de oposição com votos suficientes.

O agora presidente chega ao centro da Mesa Diretora da Câmara por meio de articulações fortalecidas pelo deputado estadual Alexandre Curi, de quem é apadrinhado. Extraoficialmente, as discussões também tiveram empurrões do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, um dos incentivadores da candidatura de Fachinello nas eleições de 2020. Intenções para as próximas eleições municipais já teriam pesado nos cálculos.

Marcelo Fachinello

Jornalista de profissão, Marcelo Fachinello é um parlamentar conservador em seu primeiro mandato na Câmara. Antes de assumir a carreira política, atuou como jornalista nas rádios Transamérica e CBN e em assessorias de imprensa do governo estadual e da prefeitura de Curitiba.

Um dos principais debates do bloco parlamentar que indicou o nome eleito – formada por 27 vereadores, inclusive os da oposição PT/PV – deve ser a retirada da plotagem oficial da frota da Câmara. No ano passado, por decisão da Mesa Diretora, todos os 28 veículos da Casa passaram a ser identificados.

Apoio

Fachinello conseguiu apoio ainda maior do que o previsto. Ele foi o único nome indicado para o cargo. O bloco menor, liderado por Alexandre Leprevost (Solidariedade) e seguido por outros dez vereadores, indicou nomes apenas para terceiro e quarto secretário da Mesa.

Nas eleições desta quarta-feira (21), quase às vésperas de recesso parlamentar, ainda foram eleitos como 1º e 2º vice-presidentes Tito Zeglin (PDT) e Mauro Ignácio (União), respectivamente.

Osias Moraes (Republicanos), líder da bancada evangélica cuja intenção inicial era uma candidatura à presidência, foi eleito 1º secretário. Ele recebeu voto inclusive do vereador Renato Freitas (PT), a quem decidiu dar voto favorável à cassação em processo interno sofrido pelo petista por quebra de decoro. Na prática, o posto de primeiro-secretário é o que dá mais poder na Câmara depois da Presidência.

Completaram ainda a Mesa Maria Leticia (PV), como 2ª secretária, e os 3º e 4º secretários eleitos, Mauro Bobato (Podemos) e Leonidas Dias (Solidariedade). A posse será no dia 2 de janeiro.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Marcelo Fachinello é eleito para presidir a Câmara de Curitiba até 2025”

  1. O vereador Fachinello é um profissional de primeira grandeza , honesto e muito inteligente .Parabéns a ele e sorte da cidade ter um presidente da Câmara como Fachinello

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima