Em Curitiba, Bolsonaro associa possível vitória de Lula a comunismo

Presidente disse que Ratinho Jr pode ser o novo líder da direita brasileira

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma motociata em Curitiba nesta quarta-feira (31) seguida de um discurso no Centro da cidade. Na sua fala, o presidente, que é candidato à reeleição, afirmou que não deseja o “comunismo” para o Brasil, dando a entender que uma possível vitória de seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderia acabar com a liberdade no país.

“Eu peço a Deus que o nosso povo não experimente as dores do comunismo. No comunismo não se tem liberdade, só tem dores e sacrifícios”, afirmou o presidente da Republica, acompanhado por centenas de pessoas.

Durante o discurso de nove minutos, Bolsonaro atacou o ex-presidente Lula também como “ladrão”. “Tem um ladrão que quer voltar para cena do crime. Espero que a próxima vez que vai voltar para cadeia, não venha para Curitiba. Aqui não é lugar de bandidos”, afirmou.

Curiosamente, alguns manifestantes curitibanos estavam à direita demais até mesmo para Bolsonaro. O presidente pediu a um grupo de manifestantes de baixar uma faixa que pedia a intervenção das Forças Armadas e a criação de uma Constituição “anticomunista”.

Motos

Por volta das 16h30 horas, Bolsonaro chegou à Boca Maldita, em Curitiba, de moto junto com candidato ao Senado Paulo Martins e seus apoiadores. A motociata partiu do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e chegou até a Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba.

Assim que subiu no caminhão, onde já estavam os demais candidatos, o presidente pediu aos homens do serviço de segurança (alguns deles eram policiais) que removessem as barreiras que impediam aos manifestantes de estar no lado esquerdo do palco, onde estava localizada a principal saída de emergência e também onde estacionavam os carros presidenciais. As barreiras foram rapidamente levantadas e os apoiadores do presidente puderam chegar perto do caminhão.

Fake News

O discurso de Bolsonaro, embora curto, teve muitas inverdades. Ao longo do pronunciamento, o Presidente Bolsonaro disse que, apesar da pandemia, o governo estaria resolvendo a questão econômica: “Hoje temos uma realidade, uma das gasolinas mais baratas do mundo. E sabemos que isso leva a inflação para baixo”.

Na verdade, o Brasil está apenas em 41º lugar no ranking da gasolina mais barata, algo que se deve em grande parte aos cortes dos impostos praticados pelo governo Bolsonaro em julho e não à estabilidade da economia brasileira.

“O Brasil é uma economia para dar um exemplo para o mundo. Inflação para baixo, produto interno bruto para cima, desemprego para baixo. Este é o exemplo do nosso Brasil que dá certo”, afirmou o Bolsonaro. Na realidade, a inflação no Brasil é a quarta maior entre as maiores economias do mundo.

Apoio a Ratinho e Paulo Martins

Bolsonaro repetiu seu apoio tanto à reeleição do governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), quanto a Paulo Martins, candidato ao Senado. Ambos estiveram presentes na manifestação ao lado de Bolsonaro. Sobre o governador, o presidente da República afirmou que ele poderia ser tornar no futuro o novo líder da direita brasileira: “O Ratinho é um parceiro, tem um grande futuro pela frente fora do estado do Paraná. É homem já de projeção nacional”.

O governador Ratinho Jr concordou com o Presidente sobre a solidez da economia brasileira: “Hoje estamos ajudando o Brasil a essa retomada econômica, que gera inveja na Alemanha, na França, na Itália, no Reino Unido e no Estados Unidos”.

Motociata Bolsonaro Curitiba

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Em Curitiba, Bolsonaro associa possível vitória de Lula a comunismo”

  1. Pierogi e Halitose

    Se vc sofre de depressão em Curitiba, não é depressão, é esse motim de descendentes de poloneses, espanhóis fracassados emocionalmente e moralmente, que encontram um lar no esgoto do fascismo.

    Eu venho de uma família de direita européia de Curitiba. Eu sei o cheiro dessa gente nojenta. Eu sei do que eles são capazes e sei de suas muitas incapacidades também!

    E quanto a outra fatia, evangélica covarde, que segue as ordens de pastor – um humano pecador – para não duvidar, para não questionar nada – como se anjos apreciassem a ignorância! O conhecimento só surge através do questionamento, da dúvida! O experimento científico só dá certo pelo aprendizado dos erros, das falhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima