Vai vender um imóvel em Curitiba? Dados mostram preço e tempo até a venda

Confira quantos imóveis são vendidos por tipo e quanto tempo, em média, demora para vender uma casam sobrado ou apartamento na cidade

Se você pretende vender um imóvel em Curitiba, dados do mercado mostram que o número de unidades disponíveis negociadas por mês caiu dois pontos porcentuais nos últimos dois anos. Nos meses de agosto, setembro e outubro de 2023, foram vendidos 3,6% dos imóveis à venda no mercado curitibano. Em média, um imóvel colocado à venda demorou 140 dias para ser vendido. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar) referente a outubro de 2023.

O relatório Análise de Imóveis Usados à Venda em Curitiba Negociados é resultado de dados fornecidos pelas imobiliárias afiliadas ao Instituto. Segundo a publicação 23% das vendas de imóveis ocorreram por meio dos sites das imobiliárias. O segundo meio mais eficiente para venda foi o contato direto com o vendedor, com 22% das vendas; a indicação com 15% e a placa de venda no imóvel (9,6%) aparecem em seguida. Os portais de imóveis também foram citados: imovelweb.com.br (5%), chavesnamao.com.br (3,6%), chavefacil.com.br (0,9%), Zap Imóveis (0,9%) e OLX (0,5%).

Confira o percentual de imóveis disponíveis vendidos em Curitiba em outubro de 2023:

O relatório aponta que o percentual de imóveis vendidos é maior entre os de uso residencial. Apartamentos de 1 e 2 quartos foram vendidos em 111 e 145 dias, em média. Das unidades com 2 quartos à venda, 8,1% foram vendidos, enquanto 7,1% dos apartamentos de um quarto foram vendidos. Entre as casas, as mais populares são as de 1 e dois quartos, que venderem 4,5% e 4,3% da oferta no período. No entanto não houve operações suficientes para calcular a média do número de dias até a venda.

Dos sobrados em condomínios fechados disponíveis, 2,8% foram vendidos em média no prazo de 157 dias.

Percentual de imóveis disponíveis vendidos por mês e tipo em Curitiba:

Os dados disponíveis também mostram que o mercado imobiliário havia registrado a venda de 5,5% dos imóveis disponíveis no fim de 2021. Em 2022, a média de venda da oferta disponível foi de 4,2%. Em 2023, o mercado começou o ano devagar, com a venda de apenas 2,9% da oferta, mas se recuperou, muito embora ainda atrás do desempenho de 2022.

Já segundo o Registro de Imóveis do Brasil, de janeiro a junho de 2023, foram registradas 17.310 compras e vendas de imóveis, 1% a mais que no mesmo período de 2022, mas 6% a menos que no mesmo período de 2021. Na série histórica, o número de registro de compra e venda teve um pico em 2013, com 39,9 mil registros, seguido de uma queda nos quatro anos seguintes para 22,8 mil em 2017. Curiosamente, o número de registros teve um outro pico em 2021, em plena pandemia, com 39,1 mil registros.

Quais imóveis são vendidos em Curitiba?

Os dados do Inpespar mostram que imóveis mais antigos são os mais negociados na cidade entre as unidades residenciais. As unidades com mais de vinte anos representaram 60% dos apartamentos de três quartos vendidos na cidade entre novembro de 2022 a outubro de 2023.

Confira o preço por metro quadrado dos imóveis vendidos em Curitiba por bairro e tipo de imóvel:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima