Natal Curitiba 2023: a cidade deve receber mais de 127 mil turistas

Programação de Natal de Curitiba impulsiona turismo, economia e cultura na capital paranaense

O Natal curitibano tornou-se um período significativo para o turismo local. Na última edição, em 2022, cerca de 116 mil turistas vieram a Curitiba (com permanência média de 4,5 noites na cidade) e aproximadamente 980 mil pessoas visitaram pelo menos uma das atrações especiais. Este ano, com um aumento estimado pela prefeitura entre 10 a 15% nos números, Curitiba deve receber mais de 127 mil turistas e ultrapassar a marca de 1 milhão de espectadores na programação natalina.

Ainda segundo a prefeitura, no período das festividades do ano passado, a cidade movimentou cerca de R$72 milhões durante os 40 dias de duração do “Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais”. O planejamento das atividades começa em março e a Comissão Organizadora das Ações de Natal trabalha em conjunto com o Instituto Municipal de Turismo, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

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Natal de Curitiba

Essa preparação é feita justamente para fomentar o turismo na cidade. Segundo o Instituto Municipal de Turismo, Curitiba tem como propósito estimular o fluxo de turistas, aumentar o tempo de permanência e o gasto médio, movimentando a economia local durante os meses das festas de fim de ano. O número crescente de visitantes é atribuído às tradições que a cidade criou, como o espetáculo de Natal do Palácio Avenida, que encanta turistas e curitibanos há 30 anos.

Para a prefeitura, essas atrações fortalecem o período que, historicamente, é o principal gerador de fluxo de turistas na cidade. Outro incremento para o turismo foi a descentralização das atrações, as decorações espalhadas pela cidade, e a programação gratuita. Contudo, além do impacto econômico, há o propósito cultural de oferecer lazer e entretenimento para quem mora aqui ou vem de fora.

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