Compras de Natal exigem planejamento para evitar dívidas

Claudia Silvano, do Procon, orienta como economizar na hora de comprar os presentes natalinos

A poucos dias do Natal os consumidores paranaenses se organizam para fazer as compras dos presidentes. Em média, de acordo com levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) o gasto deve ser com R$ 337,96. Para não entrar em dívidas o Fique Esperto desta semana traz dicas da coordenadora do Procon Paraná, Cláudia Silvano.

O planejamento é a pedida. Fazer uma lista de quem será presenteado, do que a pessoa gosta e qual o orçamento disponível ajuda a evitar dívidas futuras, sobretudo porque janeiro é marcado por recebimentos de boletos de impostos e reajustes.

“Quem pesquisa economiza! Procure cupons na internet, pechincha, se vire nos 30 para encontrar o produto que você quer comprar”, diz Silvano.

Leia também: Natal 2023 – paranaenses devem comprar e gastar mais

Outra dica é combinar a possibilidade de troca do presente para evitar gastar dinheiro com algo que não sirva ou que não agrade o presenteado. “Verifique quais são as condições de troca, se tem que levar na embalagem, com nota fiscal, com etiqueta fixada para não dar nenhum problema”.

No caso de compras online é importante ainda verificar o prazo de entrega para evitar entregar o presidente depois do Natal por causa de atrasos.

Veja outras dicas:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima