Obras de Fabiana Wolf entram em exposição na Caixa Cultural Curitiba

Em “Sonho Sobre Sóis”, a artista aborda temas como a desigualdade social, a exploração das classes trabalhadoras e a covid-19

A exposição Sonho Sobre Sóis, de Fabiana Wolf, reúne telas de arte contemporânea são desenvolvidas a partir de experiências humanas coletivas e surgem das variadas referências estéticas de artista. A mostra gratuita entra em cartaz nesta terça-feira (6) e estará aberta ao público até 31 de março. Haverá visita guiada com a artista, no dia da abertura, às 20h.

Em lonas de larga escala, Fabiana transita entre objetivo e subjetivo, figurativo e abstrato, pessoal e coletivo. A partir de linhas, retratos, manchas e imagens embaralhadas, ela constrói suas narrativas usando a tela como superfície e diferentes meios para a construção pictórica.

A artista trabalha com a análise crítica de cenários, com temas como a desigualdade social, a exploração das classes trabalhadoras no mundo e, mais recentemente, a pandemia da covid-19. A experiência diante das mazelas causadas pela doença resultaram em uma tela de 5 metros de altura, a obra de arte representa o obituário de sua mãe e seu padrasto, vítimas do coronavírus.

Referências do mundo das artes

Sua técnica inclui tinta a óleo, acrílica, pastel oleoso e seco e carvão, e suas referências passam pelo neoexpressionismo, pelo cinema e pela música. Há influência visual de William Kentridge, Giacometti, Basquiat, passando pela sonoridade de Villa Lobos, Egberto Gismonti e pelo cinema de Chris Marker, Tarkovsky e Eisenstein.

Fabiana Wolf

Fabiana Wolf nasceu em Aracaju (SE) em 1996 e vive e trabalha em São Paulo (SP) desde os 18 anos. Começou a pintar de maneira autodidata na infância. Sua pesquisa passa pelo audiovisual, a partir das pinturas e a construção de narrativas dentro da imagem. Participou de festivais internacionais de cinema no Canadá, Estados Unidos, Grécia, Chile, Armênia e Itália e, em 2022, teve sua primeira exposição individual na Galeria São Paulo Flutuante, com curadoria de regina Boni e Manu Maltez.

Exposição “Sonho Sobre Sois”, de Fabiana Wolf

Abertura terça-feira (6 de fevereiro), às 19h30 (com visita guiada com a artista às 20h),

Visitação de 7 de fevereiro até 31 de março, de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h, na Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro). Entrada franca.

Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Com acesso para pessoas com necessidades especiais. Outras informações no site da Caixa Cultural Curitiba.

Obra “Depois do Fim” (Foto: Reprodução/Divulgação)

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima