Oficina de Música terá 200 shows e homenagem a Paulo Leminski

Programação começa em 25 de janeiro e terá 11 dias de cursos e apresentações

Os oitenta anos do poeta curitibano Paulo Leminski estão no centro da edição de 2024 da Oficina de Música, mais tradicional evento musical da cidade. A 41ª edição da oficina começa em 25 de janeiro e vai até 4 de fevereiro.

Promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, com realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), a 41ª Oficina terá 11 dias de cursos e aproximadamente 200 atrações entre shows, concertos, sessões de cinema, circuito off em bares e outras atividades. O palco principal será o Guairão, que terá espetáculos todas as noites.

Além do Teatro Guaíra, com ingressos que variam de R$ 17,50 a R$ 50, os concertos ocuparão diversos espaços culturais com entrada grátis. Os ingressos estarão à venda em breve e a programação pode ser consultada no Guia Curitiba e no site da Oficina de Música.

Fernanda Takai, Zélia Duncan, Edgard Scadurra do grupo Ira!, Maria Alcina, banda Jovem Dionísio e Criolo, além de concertos inspirados na obra de Paulo Leminski estão na programação de um dos maiores festivais do país na área de formação e difusão da música erudita e popular brasileira.

Obra inédita com poemas de Leminski

O concerto de abertura tem como um dos destaques a apresentação da obra inédita Cantata Poética para Orquestra, Coro e Solistas, com poemas de Leminski. A composição foi encomendada ao músico e produtor Tim Rescala especialmente para a homenagem ao poeta curitibano e será executada pelo coro e orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba.

Tim Rescala: obra inédita com poemas de Leminski. Foto: Divulgação

A abertura também apresenta dois jovens talentos da música erudita. O violonista Fabrício Mattos e a violoncelista Marina Martins são da nova geração de músicos brasileiros e já brilham em palcos internacionais.

Fabrício é curitibano e vive na Inglaterra, onde obteve o grau de doutor em performance musical pela Royal Academy of Music, de Londres. Marina desenvolveu seus estudos musicais nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Suíça, sendo considerada uma das mais proeminentes musicistas brasileiras da atualidade.

MPB

A poesia e a obra musical de Leminski voltam a ecoar no show da Orquestra À Base de Sopro com a cantora Zélia Duncan e as participações de Estrela Leminski e Téo Ruiz (27/1). Neste show serão apresentadas as parcerias do poeta com Zé Miguel Wisnik, Itamar Assumpção, Zeca Baleiro, Moraes Moreira, Guilherme Arantes e Ivo Rodrigues.

Outra parceira musical de Leminski, a cantora Fortuna (28/1) mostrará um repertório ao qual tem se dedicado ao longo de sua carreira, de pesquisas com músicas da Síria e Israel, de compositores brasileiros, como Caetano Veloso e Paulo Tatit, e de músicas feitas em coautoria com Leminski. O show contará com a participação das crianças do projeto MusicaR.

Diferentes gerações

As noites de shows no Guairão terão ainda a Orquestra à Base de Corda com a cantora e compositora Fernanda Takai (26/1) apresentando Sons Nikkei, um projeto idealizado pelo regente da orquestra, João Egashira, de aproximação das culturas musicais de Brasil e Japão. No repertório também estarão os grandes sucessos da cantora: Ritmo de Chuva, Não Esqueça e Menino Bonito.

Maria Alcina com a Banda Lyra Curitibana (30/1) é outra novidade, especialmente para o público que acompanhou a trajetória dessa artista carismática e de performance contagiante. No repertório, seus maiores sucessos: Kid Cavaquinho, Alô Alô e Fio Maravilha.

Fernanda Takai: aproximação entre Brasil e Japão. Foto: Tiberio França

O rock brasileiro também terá vez na 41º Oficina. A banda curitibana Relespública está completando 35 anos de estrada e convida o guitarrista Edgard Scandurra, da banda IRA!, para executar músicas que marcaram a história do grupo (29/1).

No rol da nova geração, a programação da Oficina abre espaço para a badalada Jovem Dionísio (31/1), banda curitibana que estourou nas paradas com a música Acorda Pedrinho, e que retorna à cidade depois de uma turnê pela Europa.

Samba de Criolo

As trilhas sonoras são temas de dois concertos: o da Orquestra Sinfônica da 41ª Oficina (28/1), que apresentará trilhas de produções brasileiras, inclusive com a projeção dos filmes; e o da Classe de Banda Sinfônica (2/2), que executará trilhas de desenhos animados.

Criolo: clássicos do samba com orquestra local. Foto: Helder Fruteira

A grande atração reservada para o final da programação é o cantor e compositor Criolo, convidado para se apresentar com as orquestras de MPB formadas por alunos da 41ª Oficina. Os clássicos do samba estarão no repertório do show (3/2). Fechando a programação da Oficina a orquestra sinfônica e o coro de alunos voltam a homenagear Leminski e também os compositores paranaenses Henrique de Curitiba (90 anos de nascimento) e Padre Penalva (100 anos de nascimento).

Muitos outros concertos e shows acontecem na Capela Santa Maria, no Teatro do Paiol, no Memorial Paranista e em outros espaços culturais, num total de 16 palcos espalhados pela cidade para celebrar a música neste início de ano. Enquanto o público prestigia a variada programação da 41ª Oficina, estudantes de música de todo o país e de outros países fazem cursos de instrumentos, voz e práticas de conjunto, na sede PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica), campus Prado Velho.  

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima