Exposição “Ópera das Cores” entra em cartaz na Ópera de Arame

Mostra de obras de Marcos Scorzelli nos jardins do teatro abre dia 2 de setembro, o projeto também apresenta um espetáculo com participação de Alexandre Nero

O projeto “Ópera das Cores” inicia sua programação aberta ao público dia 2 de setembro, com a abertura da exposição do carioca Marcos Scorzelli, nos jardins do teatro Ópera de Arame. 

Conhecido por seu trabalho com conceitos geométricos, Scorzelli cria obras tridimensionais com chapas de aço. Especialmente para essa exposição, o artista trabalhou com as temáticas de folhas, corações, nuvens e cataventos. A escolha partiu do desafio de transformar a sinestesia presente nas outras frentes artísticas de “Ópera das Cores” em esculturas. 

O acervo da exposição é composto por peças minimalistas, mas com grande apelo visual, o público pode tocar e até ouvir as obras. “O catavento, por exemplo, vai fazer som de chuva e ventania”, diz o artista. 

Espetáculo “Ópera das Cores”

O projeto também compreende outras atrações em sua programação. Em suas fases iniciais, foi realizado um laboratório artístico com cerca de 100 crianças atípicas e neurotípicas. A partir de vídeos registrando esses encontros, veio a inspiração sonora para uma orquestra que apresentará clássicos da música brasileira em uma ópera imersiva e sensorial com regência de Alexandre Brasolim, direção musical de Gilson Fukushima e participação especial do multiartista Alexandre Nero. 

A direção audiovisual do espetáculo é de Alexandre Orion, nome reconhecido por suas intervenções urbanas, e que assumiu a responsabilidade de transformar os registros das crianças em arte e depois em mapping para as projeções da “Ópera das Cores”.

Arrecadação da bilheteria será doada

O valor arrecadado com a venda dos ingressos para o espetáculo será doado para a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e para o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo. Além do direcionamento da bilheteria e dos laboratórios com as crianças que aconteceram no centro de psicomotricidade Água&Vida, uma série de concertos musicais e oficinas fazem parte da agenda de ações do projeto nas instituições beneficiadas. 

Serviço

Exposição Ópera das Cores, Marcos Scorzelli. 

A partir de 2 de setembro, nos jardins da Ópera de Arame (Rua João Gava, 920 – Abranches). Entrada gratuita.

Espetáculo Ópera das Cores, com participação especial de Alexandre Nero. 

Dia 21 e 22 de junho, às 20h, na Ópera de Arame (Rua João Gava, 920 – Abranches). Os ingressos estão à venda aqui, a partir de R$ 10 (meia) no primeiro lote promocional, no segundo lote os preços são a partir de R$ 20 (meia).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima