Espetáculo “Sinal de Vida” questiona de onde vem a vitalidade

Em temporada no Teatro Novelas Curitibanas, "Sinal de Vida" usa jogos de improviso para criar conexões humanas e refletir sobre a vida

Em temporada até 17 de março no Teatro Novelas Curitibanas, o espetáculo “Sinal de Vida” propõe para o público uma reflexão sobre a vida a partir de jogos de performance. Criada pela companhia Café Preto durante a pandemia, a peça trabalha em cima de uma questão principal: “O que te traz vitalidade?”. 

O espetáculo

O espetáculo é dividido em duas partes. Na primeira, cada um dos quatro artistas do elenco apresenta uma rodada individual de dez minutos respondendo à pergunta por meio de uma performance. Essa performance, porém, não é necessariamente uma cena. “O jogo tem a característica de criar algo para a gente apresentar em dez minutos. É uma ação a partir da pergunta e você cria uma ação ou uma cena, é bem amplo, não é só um monólogo. Pode ser uma imagem, uma palestra, algo visual. Tem um hibridismo de várias linguagens”, conta Janaína Fukuxima.

Na segunda parte, os atores podem se intrometer na rodada do outro e também interagir com o público, se assim quiser. Tudo é feito sem ensaio prévio, como nas montagens de teatro de improviso, o resultado é espetáculo único a cada apresentação. “Nessa segunda parte, a gente se intromete na ação do outro e refaz aquilo de outra forma, um novo sinal de vida. Por isso esse espetáculo flerta com o improviso”, revela Janaína Micheluzzi. 

Zine

O projeto conta com a criação de uma Zine, uma publicação artesanal, que será distribuída gratuitamente para o público. A artista-zineira Anna Carolina Azevedo editou essa obra a partir de textos e imagens produzidas no sinal de vida em sua era pandemia. 

Equipe

A peça teatral é da Companhia Café Preto. Em cena, estão os artistas Caio Monczak, Guilherme Mendes Muniz, Janaína Fukuxima e Janaína Micheluzzi, mas a criação tem participação da atriz Elisa Ribeiro, experiente nos jogos de performances.

Espetáculo “Sinal de Vida”

Até 17 de março, quinta-feiras a sábados, às 19h30, domingos, às 18h, no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco). Ingressos gratuitos com retirada uma hora antes da sessão na bilheteria.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima