Arte e culto misturados na Cinemateca

Artista visual Stephan Doitschinoff apresenta curtas metragens experimentais na Cinemateca de Curitiba

Stephan Doitschinoff é um artista sui generis. Ao mesmo tempo em que faz um trabalho “difícil” e que pareceria restrito a um público bastante especializado, tem uma penetração inesperada no mundo pop. Trabalha frequentemente com Iggor Cavalera, por exemplo.

Nos próximos dias, os curitibanos terão oportunidade de conhecer de perto a sua obra. Stephan exibirá dois filmes seus na Cinemateca e fará oficinas para artistas visuais da cidade.

A exibição dos dois filmes contará com explicação do autor. O primeiro, Cvlto do Fvtvrv, apresenta uma ação ritualística nos jardins e capela do Museu de Arte Moderna Irlandês. Filmado em 2017, o vídeo tem participação de Iggor Cavalera.

O Cvlto do Fvtvrv é um projeto que tem como intenção a criação e desenvolvimento de uma “seita-igreja”, com direito a cerimônias, templos, procissões, ícones representativos de divindades antropomórficas, manifesto, hinos, publicações, fardas, medalhas, carteira de identificação e fidelização, programas de engajamento, rede social e website.

O segundo curta da noite, Ventre Livre (2011) é baseado no registro da performance de mesmo nome, em que duas mulheres religiosas leem um
livro sagrado e tem suas entranhas abertas e conectadas. Durante o ritual, o público é convidado a partilhar o bolo em formato de intestino.

Nos dias 16, 17, 18, e 19 Doitschinoff ministra o workshop “Processo Autoral em Desenho e Pintura”. O curso se destina a pessoas com experiência em desenho ou pintura.

Serviço:

Stephan Doitschinoff na Cinemateca de Curitiba
Data: 15 de fevereiro 2019
Horário: 19h
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco.
Telefone: (41) 3321-3252

Workshop “Processo Autoral em Desenho e Pintura”
Data: 16, 17, 18, e 19 de fevereiro 2019
Local: Desenhe – Escola de Arte – R. Padre Anchieta, 265 A – Mercês
Telefone: (41) 3222-1283

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima