Energia sustentável: o que é, quais os tipos e sua importância

A energia sustentável tem se tornado a melhor opção para a geração de eletricidade. Entre aqui e entenda o que é e quais os tipos principais!

Entenda o que é energia sustentável e quais os principais tipos

A população brasileira sempre se preocupou bastante com ações socioambientais, uma vez que nosso território possui uma grande área de vegetação que deve ser preservada. 

Por esse motivo, algumas iniciativas têm sido criadas, com o intuito de incentivar cada vez mais pessoas a implementarem ações verdes em seus projetos, como, por exemplo, o IPTU Verde ou o programa de créditos de carbono. 

Ambos projetos exigem o uso de medidas sustentáveis para serem contemplados. Entre as opções está a energia sustentável. Vamos entender um pouco melhor sobre esse assunto? Continue lendo! 

O que é energia sustentável?

A energia sustentável é um ramo que utiliza fontes renováveis como o sol, vento e água para a produção de energia. O resultado do uso desses sistemas é a minimização dos impactos ambientais, visto que para produzir eletricidade, não emitem poluentes e gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera. 

Qual importância da energia sustentável para o planeta?

Com a notícia divulgada pela ONU sobre o planeta ter atingido o nível de ebulição global, a implementação de ações sustentáveis se tornaram ainda mais emergentes em decorrência ao cenário atual.

Diferente de opções que dependem de combustíveis fósseis para funcionarem, a sustentabilidade reduz a emissão de poluentes e são fortes aliados para combater as consequências do aquecimento atual e auxiliar na mudança climática que precisamos. 

4 tipos principais de energia sustentável

Agora que você já sabe o que é e sua importância para o meio ambiente, apresentaremos os quatro tipos principais desse ramo. 

Energia eólica 

Gerada por meio da captação dos ventos, essa energia utiliza turbinas eólicas para produzir eletricidade e está presente nas regiões como o Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. 

Entre as vantagens da instalação das hélices está o baixo impacto ambiental, pois sua produção não emite gases de efeito estufa para a atmosfera, e reduz a necessidade do uso de combustíveis fósseis para a geração de eletricidade. 

Energia solar 

Segundo a ABSOLAR, a energia solar é a segunda maior fonte de energia sustentável do país, conseguindo ultrapassar até a eólica com 23,9 gigawatts (GW) em operação. 

Atualmente, o ramo do mercado solar chama a atenção de muitas pessoas devido aos seus benefícios, em específico a redução de até 90% na conta de luz. 

O seu funcionamento depende de uma fonte limpa e inesgotável, o sol. Portanto, para conseguir gerar eletricidade, os painéis fotovoltaicos captam os raios solares e transformam em energia elétrica.  Além da instalação desse sistema não emitir gases poluentes, ele também auxilia na valorização do imóvel.  

Procurando mais sobre o assunto, encontramos um guia completo sobre como funcionam os painéis solares, escrito por uma distribuidora especialista no mercado, a Odex. 

A marca possui mais de 35 anos de experiência e proporciona uma parceria para integradores que almejam alcançar a independência financeira. Com um estoque amplo a pronta entrega, uma plataforma intuitiva e pagamento facilitado, eles garantem produtos de qualidade e eficiência para compor o seu sistema. 

Energia hidráulica

A energia hidráulica é responsável por produzir eletricidade a partir da massa da água presente em usinas hidrelétricas, sendo o tipo mais conhecido e utilizado no Brasil. 

Apesar de ser uma fonte sustentável, em períodos de pouca chuva, as regiões que dependem dos rios sofrem com defasagem de energia e como consequência várias cidades ficam sem luz. 

Energia maremotriz

O Brasil é um país com uma área oceânica que se aproxima 7.367 km, o que o torna um forte candidato para a energia maremotriz, no qual é o tipo de energia sustentável responsável por gerar eletricidade por meio dos mares. 

Para a produção é necessário a instalação de módulos em usinas específicas, usando a velocidade das ondas para gerar fonte elétrica para as cidades e municípios. 

Incentivos da implementação de energia sustentável no Brasil

No ranking de países que mais utilizam fontes renováveis para geração de energia, o Brasil está em terceiro lugar, perdendo somente para China e Estados Unidos. Isso significa que cada vez mais os brasileiros estão investindo nesse mercado e garantindo a preservação ambiental de diversas regiões. 

Além disso, a regulamentação normativa 482 que foi criada pela ANEEL em 2012 visa trocar créditos de energia com redes distribuidoras. Isto é, a produção em excesso realizada por uma fonte limpa é transformada em créditos que podem ser usados em dias que o sistema não tenha produzido eletricidade suficiente. 

Todo esse incentivo faz com que mais pessoas se interessem pela instalação de painéis solares, principalmente porque a autoprodução pode garantir a independência energética. 

Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre energia sustentável e até a próxima! 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima