Paseo República, a nova praça gastronômica no Portão, em Curitiba
21 jul 2021 - 19h30

Uma nova praça gastronômica está nascendo no Portão

Batizado de Paseo República, o espaço já conta com cervejaria e pizzaria e vai receber novas opções de comida em breve

Uma nova praça gastronômica com espaços fechados e um vão central ao ar livre está tomando forma no Portão, na altura do número 2.557 da Avenida República Argentina. A área se estende por uma quadra inteira até a Rua Antônio Pietruza, por onde também é possível entrar.

O empreendimento, batizado de Paseo República pelo empresário Raul Schushovski Neto, já está aberto ao público. Tem estacionamento do lado da Rua Antônio Pietruza, um playground e, ao centro, grandes mesas com bancos de madeira.

Apaixonado por cerveja, Schushovski inaugurou há cerca de duas semanas a cervejaria Frohen Feld (que em alemão significa campo feliz), o primeiro empreendimento gastronômico do local. 

FrohenFeld Krispy, bebida premiada no Concurso Brasileiro da Cerveja 2021. Foto: Andrea Torrente.

Já nesta semana abriu as portas a segunda unidade da pizzaria Funiculare, do chef Dudu Sperandio, que compartilha o espaço com a cervejaria. O ambiente é informal, com mesonas altas para grupos e mesas e poltronas mais intimistas para casais.

Ao entrar no espaço, o cliente se depara com o forno de pizza à direita e o balcão do bar à esquerda. Das torneiras jorram as cervejas produzidas na casa como a FrohenFeld Krispy, premiada com medalha de bronze na categoria German Leichtbier no Concurso Brasileiro da Cerveja 2021.

Galpão foi convertido em cervejaria. Foto: Andrea Torrente.

Ao todo são oito estilos disponíveis – entre eles Helles Bock e Berliner Weiss – com preços que começam em R$ 10. Do balcão é possível observar a sala com os tanques onde fermenta a cerveja.

Já da pizzaria – o forno é a gás – saem mais de 30 tipos de redondas nos formatos individual e grande, com preços a partir de R$ 37. Destaque são os sabores que levam burrata (queijo cremoso típico do sul da Itália) e óleo de trufas, um dos ingredientes que se tornou símbolo da cozinha de Sperandio.

Pizza com azeite de trufas da Funiculare. Foto: Andrea Torrente

Ao redor da praça, na parte externa, as obras estão em andamento para que, nos próximos meses, novos empreendimentos gastronômicos abram as portas. São esperados o Eggs, restaurante especializado em pratos à base de ovos que conta com uma unidade na Alameda Prudente de Moraes, a hamburgueria Red Beef, que vai estrear na cidade, e uma unidade da Prestinaria.

O supermercado Casa Fiesta já está instalado no local, que deve ganhar também outros serviços e lojas. “Quisemos criar uma praça para os moradores da região. Aqui tem muito prédio alto e faltam opções de lazer e comida”, afirma Shushovski.

O terreno pertence à família do empresário e durante décadas hospedou um galpão – hoje transformado na cervejaria – e outras construções. A ideia inicial era demolir tudo para dar espaço a duas torres residenciais, mas o projeto não avançou e foi convertido no que é agora: um passeio moderno com bares e restaurantes como se vê em muitas cidades do mundo.  

Serviço

Avenida República Argentina 2.557 (para quem for de Uber ou táxi) ou Rua Antônio Pietruza, 198 (se for de carro – estacionamento próprio), Portão.

FrohenFeld. Terça e quarta das 17h30 às 21h; quinta e sexta das 17h30 às 23h; sábado das 12h às 23h; domingo das 12h às 19h; facebook.com/frohenfeld; instagram: @frohenfeld

Funiculare. Facebook.com/Funiculare; instagram: @funicularepizzaria

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

3 comentários sobre “Uma nova praça gastronômica está nascendo no Portão

  1. Pra quem for Uber??? Essa é uma boa piada 😂😂, desde quando sobra grana pra ubers comerem no bairro “portão” que é dos maiores valores da cidade… Realmente o espaço é muito bom, vamos ver qto tempo dura né… Afinal estes espaços tenho percebido que no começo é tudo muito legal… Tudo novinho, bonitinho… Depois de certo tempo começam as migrar as pessoas sei lá o pq disso e o espaço e comércios acabam se fechando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias