Quem circula por Curitiba tem se deparado com cada vez mais obras pela cidade. Nesta semana, novos bloqueios começam em bairros como Portão, enquanto interdições já existentes em regiões como Xaxim e Campina do Siqueira seguem ativas.
Portão
A Rua Capitão Tenente Máris de Barros, na esquina com a Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, foi bloqueada na última sexta-feira (21/8) para obras do Projeto do Novo Inter 2, Lote 1 (D). O cruzamento ficará interditado até 30/8. Motoristas podem usar a Rua Coronel Airton Plaisant como desvio.
O bloqueio é necessário para execução de pavimentação com paver, garantindo o encaixe entre o novo pavimento da avenida e o piso da rua. O acesso está restrito a moradores e comerciantes da região.
Arthur Bernardes
Outro trecho em obras é a Avenida Arthur Bernardes, entre as ruas Tamoios e Tabajaras, sentido Campina do Siqueira, que terá bloqueio parcial por cerca de 60 dias para pavimentação em concreto. O itinerário da linha 761 - V. Izabel será alterado. Além disso, desde 17/8 há bloqueio total da avenida entre as ruas João Alencar Guimarães e Major França Gomes, com previsão de 45 dias.
A rota de desvio aconselhada para os motoristas é virar à direita na Rua João Alencar Guimarães, acessar a Coronel Airton Plaisant, seguir pela Major França Gomes e retornar à Avenida Arthur Bernardes.
Guabirotuba e Uberaba
Também a partir desta segunda-feira (24/8), a Rua José Rietmeyer, localizada entre os bairros Guabirotuba e Uberaba, passa a ter bloqueio em meia pista para execução de serviços do projeto Novo Inter 2.
O bloqueio afeta o trânsito no trecho entre as avenidas Canal Belém e Salgado Filho, no sentido Norte (subida da Canal Belém em direção à Salgado Filho). As obras incluem escavação, instalação de fibra óptica, drenagem, calçamento e paisagismo.
A previsão é de que a interdição dure até 28 de janeiro de 2027, sem interrupção total do tráfego. O acesso de veículos será mantido em meia pista, e as linhas de ônibus que circulam pela região não precisarão ser desviadas.
Campina do Siqueira
Na Rua General Mário Tourinho, a faixa exclusiva do transporte coletivo está totalmente bloqueada entre a Rua Major Heitor Guimarães e a Rua Saldanha Marinho. A interdição começou em 17/8 e deve durar 60 dias, restando pouco mais de 50 dias de obras.
Xaxim
No bairro Xaxim, a Rua Torquato Tasso segue bloqueada entre a Rua Barão de Santo Ângelo e a Rua Primeiro de Maio. A interdição começou em 14/8 e está programada para durar 90 dias. As obras incluem drenagem, pavimentação e paisagismo ligados às melhorias da Estação Vila São Pedro.