Garibaldis e Sacis faz festa noturna para comemorar seus 25 anos

“Vamos levar nossa alegria por aí, vamos brincar com Garibaldis e Sacis, a nossa turma vem só para se divertir.” Este é o hino do Bloco do Pré Carnaval de Curitiba, o Garibaldis e Sacis, que completa 25 anos neste […]

“Vamos levar nossa alegria por aí, vamos brincar com Garibaldis e Sacis, a nossa turma vem só para se divertir.” Este é o hino do Bloco do Pré Carnaval de Curitiba, o Garibaldis e Sacis, que completa 25 anos neste ano levando a alegria por aí. O bloco foi fundado por amigos artistas no ano de 1999 com o objetivo de mostrar que o curitibano, que tinha fama de tímido e mais sisudo, gostava sim de Carnaval. O nome tem a ver com o trajeto que é feito nas saídas do bloco, do Bar Sacy até a Sociedade Garibaldi, no Largo da Ordem, no centro de Curitiba.

Nesta terça, 16/1, o bloco retorna ao seu lugar de origem para fazer a “Festa de Gala” em comemoração aos 25 anos.

Dessa vez, de forma inédita, o Garibaldis e Sacis faz uma saída noturna. A “Festa de Gala” terá concentração dos músicos e integrantes do Bloco às 19h, próximo do Relógio das Flores, no Largo da Ordem. De lá, junto com os foliões descerão a ladeira do Largo.

“A ideia é rememorar e comemorar estes 25 anos de história de um dos primeiros blocos de Pré Carnaval da cidade. Lá atrás e atualmente, a idéia sempre foi divertir e mostrar que o povo curitibano gosta sim da alegria do carnaval,” diz Anaterra Viana, presidente da Associação dos Garbibaldis e Sacis.

Em 2024, o homenageado do Bloco é o multiartista Itaercio Rocha. Foi ele quem deu o pontapé inicial na criação do bloco, em 1999, com uma provocação que fez ao programa de rádio Samba de Bamba, propondo um grito de carnaval e convidando as pessoas a brincarem nos domingos que antecediam o Carnaval. 25 anos depois, a Cidade de Curitiba já tem consolidada a tradição do Pré Carnaval com inúmeros blocos de pré-carnaval.

Uma história de 50 para mais de 20 mil pessoas e a alegria espalhada pela cidade

Em 1999, pessoas ligadas à FAP (Faculdade de Artes do Paraná), ao Grupo Mundaréu, ao Conservatório de MPB e ao Teatro de Bonecos, encontravam-se rotineiramente aos domingos de janeiro no Saccy Bar, no centro histórico de Curitiba, visando organizar como a festa seria realizada.

Foram realizadas reuniões, registradas atas e eleito o nome do bloco. No trajeto o bloco desfilava convidando as pessoas a participarem de um carnaval de rua à moda antiga.

No começo, cerca de 50 pessoas fazia o trajeto, a maioria amigos e conhecidos dos fundadores do bloco. As marchinhas de carnaval e depois as composições que foram sendo feitas pelos integrantes eram cantadas no gogó, depois com megafone, até chegar em 2010, quando o Bloco começou a reunir mais de 5 mil pessoas no Largo.

Ali, o bloco já estava inserido no calendário da cidade, informalmente. A cada final de semana, um tema, como: Invertidos, Super Heróis, Garibaldis e Sacis vai à praia, etc.. Os já milhares de foliões curitibanos apareciam no Largo da Ordem com fantasias conforme o tema.

Com o número de foliões aumentando, a Prefeitura chamou os organizadores do bloco para organizar o Pré Carnaval oficial e a partir de 2010, Garibaldis e Sacis começou a sair em cima de um trio elétrico. As saídas também começaram a se diversificar por vários cantos da cidade e inclusive nos bairros.

Em 2024, programação do histórico Garibaldis e Sacis será a maior da sua história, já que comemora os seus 25 anos. Além das já tradicionais saídas no centro da cidade e nos bairros, neste ano o bloco também fará um evento especial de comemoração à noite, no Largo da Ordem, percorrendo o roteiro que o originou. E outra novidade é que haverá uma participação especial no Carnaval de Curitiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima