Direito no Plural: quem pode ser candidato à prefeitura de Curitiba?

Pré-candidatos empatados em primeiro lugar em pesquisa têm pendências com a Justiça; entenda o que pesa contra eles

A corrida pela Prefeitura de Curitiba já está a todo vapor, e os resultados da primeira pesquisa eleitoral registrada na Justiça Eleitoral neste ano, divulgada em março, revelam uma disputa acirrada. Dos cinco nomes empatados tecnicamente em primeiro lugar, três enfrentam possíveis obstáculos para registrar suas candidaturas. Há também incertezas em torno de outros possíveis concorrentes.

Ouça o episódio no Spotify clicando aqui.

Eduardo Pimentel (PSD), atual vice-prefeito, está entre os pré-candidatos, mas enfrenta questionamentos devido ao acúmulo de cargos como vice-prefeito e secretário de estado das Cidades. Apoiado pelo atual prefeito Rafael Greca (PSD), ele foi denunciado por conflito de interesses, pois, enquanto secretário de Estado, nomeou servidores para fiscalizar obras que ele mesmo supervisionava. 

Outro nome relevante é o do ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (NOVO), porém, sua possível candidatura também está em risco devido à cassação de seu mandato de deputado federal, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em maio do ano passado. A situação levanta dúvidas sobre sua elegibilidade.

Beto Richa (PSDB), ex-governador do estado, também surge como mais um pré-candidato com destaque na pesquisa, além de sua esposa, Fernanda Richa, ser cotada para prefeita ou vice em alguma chapa. Eles chegaram a ser presos na Operação Lava Jato, mas os casos foram anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além dos nomes mencionados na pesquisa, surgem especulações sobre outros possíveis concorrentes, como a deputada federal Rosângela Moro (União), que, embora eleita por São Paulo no último pleito, transferiu recentemente seu domicílio eleitoral para Curitiba. A mudança deve ser questionada por concorrentes.

O episódio nº 20 do podcast Direito no Plural explica como essas situações jurídicas podem mudar o cenário da disputa eleitoral em Curitiba. A entrevista é com o advogado Moisés Pessuti, especialista em Direito Eleitoral. Ouça o episódio no seu tocador de preferência.

A pesquisa mencionada neste episódio foi realizada pelo Paraná Pesquisas, de 15 a 20 de março de 2024. Foram entrevistadas 800 pessoas com 16 anos ou mais no município de Curitiba. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o número PR-01504/2024.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima