O 3º Festival Paulo Leminski é neste sábado (8), a partir das 15h, na Pedreira (com plateia totalmente coberta). A programação está recheada de atrações imperdíveis, como Fernanda Abreu, que apresenta no palco principal o show “Da Lata 30 Anos”, com nove músicas do álbum e ainda os sucessos “Rio 40 graus”, “Kátia Flávia” e “A Noite” e “Você pra Mim”. Antes dela, o line-up do evento tem: Davi Moraes com Armandinho Macêdo; Tulipa Ruiz; “Completamente Poeta”, de Estrela Leminski e Téo Ruiz, com Pedro Luís; e Gabriel Teixeira. Já no palco Perhappiness, vai rolar teatro, música e poesia.
O público ainda vai poder conferir uma exposição de produtos e até um quiz especial, para ver quem realmente manja da arte e da história do poeta homenageado pelo evento, que completaria 82 anos de idade neste mês de agosto. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 70 (meia-entrada, lote promocional) na plataforma Shotgun.
Parcerias na arte e talentos que vêm de família
Os artistas selecionados pelas curadoras do festival, Estrela e Áurea Leminski, são ligados à trajetória do poeta ou surgem pela ousadia, a marca do multiartista curitibano. A seguir você confere como esses caminhos se cruzaram e também pode conferir uma playlist, uma trilha sonora da história dessas parcerias.
Leminski e Moraes Moreira (1947 - 2020) se conheceram por causa de um amigo em comum, ninguém menos que Caetano Veloso (que gravou a composição do curitibano “Verdura”, em 1981). O resultado do encontro dos dois foi a criação em parceria das músicas “Promessas Demais”, “Mancha de Dendê Não Sai”, “Decote Pronunciado” e ainda mais de uma dezena de faixas. E Davi, filho de Moraes, subirá ao palco principal do evento acompanhado por Armandinho Macêdo, do A Cor do Som. O grupo foi banda de apoio de Moraes Moreira e gravou “Mudança de Estação”, em 1981, com letra e melodia de Paulo Leminski.
Com Gabriel Teixeira, a proximidade é ainda maior. Seu pai, Paulo Teixeira, e Ivo Rodrigues eram integrantes do grupo A Chave, que lançou músicas como “Buraco no Coração” e “Me Provoque pra Ver”, criadas com Leminski. Quando os dois músicos migraram para a banda Blindagem, no fim dos anos 1970, adivinhe?! A parceria criativa foi junto e músicas que deram o tom para o rock paranaense nasceram, como “Oração de um Suicida”, “Marinheiro”, “Gaivota” e “Não Posso Ver”. Gabriel sobe ao palco com um show em tributo ao repertório de A Chave.
Playlist para entrar no clima do Festival Paulo Leminski
Palco Perhappiness
Em 2024, a cidade de Curitiba instituiu o dia 24 de agosto, aniversário de Paulo Leminski (1944 - 1989) como o “Dia Perhappiness”, homenagem expressa pela palavra inventada pela fusão das palavras “talvez” e “felicidade”, em inglês. Já o palco Perhappiness no festival, além da homenagem tem a verve multicultural do escritor, músico, professor e tradutor, conforme conta uma das diretoras do evento e filha do artista, a cantora e escritora Estrela Leminski. “Esse palco surgiu pelo fato de ser o nome da data oficial do aniversário do pai, que passou a ser comemorada após o seu falecimento e, também, na criação da Pedreira. Esse era um sonho inicial meu e da minha irmã Áurea para o festival, de ser um evento multiartes, com performances e ações ligadas à poesia, literatura, teatro, música, da mesma forma que era meu pai.”
Além de “Nadine”, performance da artista, escritora e slammer, Luiza Romão, com poesia falada, música, teatro e narrativa policial, o legado do artista curitibano é inspiração para mais quatro espetáculos no Perhappiness.
O primeiro é o infantil “Bigode Poético”, da Cia. Trapos Farrapos, com teatro, música ao vivo e poesia.
Depois é a vez de Ivan (Justen) Tarastchuck, um dos maiores estudiosos da obra de Leminski. Ele apresenta um concerto com poemas autorais, canções e projeções dos poemas.
A apresentação de “Línguas de Dragões”, de Kauê Persona com direção de Roddrigo Fornos, que trabalharam juntos em Cabaré Haikai, é no início da noite. O monólogo parte de uma entrevista do autor a Aramis Millarch, do pensamento e de poesias de Leminski.
Para fechar, quem sobe ao palco é o artista colombiano Frailejón (Alejandro Loaiza) com o show “Leminskumbia”, que mistura a cúmbia com poesias do grande homenageado do evento.
Horários dos shows e apresentações
15h30 — Bigode Poético — Cia. Trapos e Farrapos
16h — Gabriel Teixeira — Tributo A Chave
17h — Ivan Tarastchuck, em concerto — Ivan Justen
17h30 — Tulipa Ruiz
18h30 — Línguas de Dragões — Kauê Persona
19h — Davi Moraes convida Armandinho Macêdo
20h — Nadine — Luiza Romão
21h — Leminskanções convida Pedro Luís
22h30 — Leminskumbia — Frailejón
23h — Fernanda Abreu — Da Lata 30 Anos
O Festival Paulo Leminski é produzido por: Múltiplo Leminski Produções Culturais, Instituto Paulo Leminski e Whois Produções, com patrocínios dos Cartões BB e Itaipu Binacional, apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, Casa Jardim Largo da Ordem e Vinícola Horst.
3ª edição Festival Paulo Leminski
Data: 8 de agosto (sábado)
Horário: das 15h às 23h59
Local: Pedreira Paulo Leminski (R. João Gava, 920 - Abranches)
Rede Social: Instagram | @pauloleminskioficial
Produção: Múltiplo Leminski Produções Culturais, Instituto Paulo Leminski e Whois Produções
Patrocínio: Cartões BB e Itaipu Binacional
Apoio: Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, Casa Jardim Largo da Ordem e Vinícola Horst