Manicômio Brasil? Se não é, falta bem pouco… 

De volta às urnas, vale lembrar que a primeira eleição no país ocorreu 32 anos depois do descobrimento e se tornaram corriqueiras, apesar dos golpistas de sempre

Revista Carta Capital desta semana, assunto de capa: Manicômio Brasil. “Diante da derrota iminente, Bolsonaro joga a última cartada nas fake news e volta a envergonhar o país aos olhos do mundo”.  

Como se sabe, o Brasil foi descoberto em 1500. A primeira eleição aconteceu em 1532, em São Vicente, quando da instalação da Câmara por Martim Afonso de Sousa, comandante da expedição que fundou a primeira vila do país. E, durante o período colonial, as eleições se tornaram corriqueiras. 

A primeira eleição direta 

A eleição presidencial do Brasil de 1894 foi a segunda e a primeira eleição direta do país. Ocorreu no dia 1º de março. Nessa eleição, os estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) não participaram devido à Revolução Federalista (1893-1895). Essa eleição marca o fim da República da Espada (1889-1894) dos governos militares de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, marcando assim, o início da República Oligárquica (1894-1930) dos governos civis que na maioria das vezes representaram os interesses dos grandes cafeicultores. 

Na primeira eleição presidencial, apresentaram-se os seguintes candidatos: o marechal Manuel Deodoro da Fonseca, proclamador da República e chefe do Governo Provisório desde 15 de novembro de 1889, apoiando o almirante Eduardo Wandenkolk para vice-presidente. 

Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder. 

A força do voto popular 

O marechal Manuel Deodoro da Fonseca (Cidade de Alagoas, 5 de agosto de 1827 – Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892), foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. 

O primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto popular foi Prudente de Morais, eleito presidente da república em 1º de março de 1894. 

Já nos Estados Unidos, o 1º Presidente dos Estados Unidos foi George Washington, de 30 de abril de 1789 a 4 de março de 1797, tendo como vice-presidente John Adams.  

E qual foi o primeiro impeachment no mundo? O impeachment foi usado pela primeira vez na política do Reino Unido, especificamente pelo parlamento da Inglaterra, no processo contra William Latimer, o 4.º Barão Latimer (Pariato da Inglaterra), na segunda metade do século XIV. Pariato vem a ser o sistema de títulos da aristocracia, historicamente usado em muitos sistemas monárquicos de governo. O termo tecnicamente se refere a um subconjunto do sistema completo de títulos da nobreza, e o significado varia de país para país. 

A (permanente) lição de Maquiavel 

E vale citar (também) Nicolau Maquiavel (1469/1527), filósofo político, historiador, estadista e escritor italiano, autor de O Príncipe, profundo conhecedor da política: 

O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima