Karol Conká: Do boqueirão para o BBB

MPB na Oficina da Música, Fandango no Festival de Cultura e o paranismo são alguns dos destaques da coluna Curitiba de Graça

Acontece neste domingo a primeira edição do ano do Às Vezes, Aos Domingos, bate-papo entre escritores promovido pela editora Tulipa Negras. No dia 24, inicia também a segunda fase da Oficina de Música de Curitiba e o reality show mais famoso do país, o Big Brother Brasil, que nesta edição tem a rapper curitibana Karol Conká como uma das confinadas na casa. Confira essas e outras notícias nesta edição da coluna Curitiba de Graça para o Plural.

Karol Conká no BBB

Karol Conká. Crédito da foto: divulgação.

Na próxima segunda (25/01), começa mais uma edição do Big Brother Brasil com a novidade de ter uma curitibana entre os participantes famosos: a rapper Karol Conká. Muitas pessoas mais velhas, ou até quem não gosta de rap, talvez tenham pensado: quem é esta garota?

A rapper já foi indicada para 12 prêmios diferentes e ganhou sete, entre eles dois no Prêmio Multishow de Música Brasileira: de Artista Revelação em 2013 e de Nova Canção em 2015 com um de seus grandes hits “Tombei”, em parceria com o grupo Tropkillaz. Para saber mais sobre a rapper, acesse aqui.

Às Vezes, Aos domingos

Escritores conversarão sobre processo criativo e suas obras. Crédito da foto: divulgação.

Os escritores Francine Cruz e Willy Bortolini são os convidados da oitava edição de Às Vezes, Aos Domingos, projeto com bate-papos virtuais mensais entre autores paranaenses. O encontro neste domingo, 24/1, é a partir das 17h, no Instragram @francinecruz18.

Os dois escritores conversarão sobre processo criativo, obras publicadas, incluindo a leitura de textos autorais.

Mais informações sobre o evento no Instagram @somadeideias e ou blog tulipasnegraseditora.blogspot.com.

MPB na Oficina de Música

Crédito da foto: divulgação.

A 38.ª Oficina de Música de Curitiba, que iniciou no dia 17, entra na fase de MPB neste domingo, 24/1. A apresentação de abertura dessa etapa conta com a apresentação, às 20h30, do músico uruguaio, radicado em Porto Alegre, Carlitos Magallanes.

Uma série de bate-papos online, ao vivo, com alguns dos maiores nomes da Música Popular Brasileira ocorre a partir da segunda-feira (25/1). Os artistas convidados falarão sobre música, carreira e arte no Brasil.

A cantora Mônica Salmaso abrirá a programação, às 19h30. João Bosco será na terça, 26; Zeca Baleiro, na quarta-feira, 27; Lenine, na quinta, 28; Charles Gavin, na sexta, 29, e Criolo, no sábado, 30, sempre com transmissões às 19h30.

A mediação dessas conversas é do maestro e diretor da etapa MPB da Oficina de Música, João Egashira, e da apresentadora e radialista Roberta Martinelli.

Depois dos bate-papos, o público poderá assistir a dois shows por noite, que serão transmitidos também ao vivo e em duas faixas de horário: às 20h30, direto do Teatro do Paiol, e às 22h30, no Circuito Off, com cantores e instrumentistas conhecidos e novos nomes da cena musical de Curitiba se apresentando direto de suas casas ou locais de ensaio.

Na segunda-feira (25/1), às 20h30, apresentam-se Salomão Soares e Vanessa Moreno. Às 22h30, inaugura o grupo As Brejeiras. Na terça-feira (26/1), sempre nos mesmos horários, os shows serão de Arismar do Espírito Santo e, na sequência, de Julião Boêmio. Na quarta-feira (27/1), Danilo Caymmi e Orquestra à Base de Corda tocam no Paiol, sendo seguidos por Vinícius Araújo, Leonardo Santos e Rodrigo Marques.

Já na quinta-feira (28/1) será a vez de Amaro Freitas e, depois, uma reunião de Thaís Morell, Gabriela Bruel e Janaína Fellini. Os convidados da sexta-feira (29/01) são Mãe Orminda e, mais tarde, os músicos André Collin, Nei Rangel e Daniel Argolo. A sequência de shows termina no sábado (30/1), com a banda Tuyo e o grupo Armorial.

Para acompanhar, basta acessar o site da oficina.

Festival de Culturas

Grupo de Fandango Mandicuera é uma das atrações confirmadas. Crédito da foto: divulgação.

Fandango, capoeira, tambores japoneses, cultura indígena e outras manifestações artísticas fazem parte da programação do Festival de Culturas Tradicionais, que inicia dia 26 de janeiro e vai até 28 de fevereiro.

O evento, que será totalmente online e gratuito, contará com grupos folclóricos, artesãos e mestres da tradição popular em apresentações, rodas de conversa e oficinas. Veja como se cadastrar para participar.

Mostra temática e cinema francês

Orfeu, de Jean Cocteau, é uma das atrações. Crédito da foto: reprodução.

O Sesc Brasil acaba de estrear uma nova etapa do projeto Sesc Cultura ConVIDA!, com exibição de 10 mostras temáticas em uma programação que tem mais de 100 atrações, todas apresentadas gratuitamente no site da instituição

Três atrações do Paraná fazem parte da programação: O Show Marcelita Flores e Sua Flauta Maravilhosa da produtora, instrumentista e pesquisadora curitibana Marcela Zanette, que mistura música, circo e teatro em seus espetáculos.

A outra atração paranaense nessa mostra é a performance Neblina Canibal, do artista Maikon K, que desenvolve seu trabalho com influência de práticas xamânicas, criando realidades por meio de canção, som não verbal, dança e atividades ritualizadas.

O terceiro paranaense participante da mostra é o contador de histórias e roteirista Vinícius Mazzon, com a apresentação do Conto Popular Medo e Coragem. O conto narra a aventura de um pequeno agricultor que descobre seres mágicos perto de sua casa.

Para acessar, basta entrar canal do Sesc no YouTube.

Já está em exibição a nova programação do Cine Passeio, que fica em cartaz até o dia 27 de janeiro em www.cinepasseio.org. Na sala virtual Cine Vitória, que apresenta filmes de graça, está o clássico francês Orfeu, de Jean Cocteau. Lançado em 1950, o longa-metragem é uma releitura poética do diretor para o famoso mito grego e conta a história de um poeta famoso que é encantado pela morte disfarçada de uma princesa enigmática.

Outro filme francês em cartaz é o drama biográfico Camille, de Boris Lojkine, sobre uma jovem fotojornalista que vai à República Centro-Africana para cobrir a guerra civil.

Ainda estão na programação duas produções brasileiras. A Via Láctea, de Lina Chamie, estrelado por Marco Ricca e Alice Braga, e o documentário Dedo na Ferida, de Sílvio Tendler, que aborda as dificuldades de tornar real a justiça social frente às leis de mercado.

Para quem procura lançamentos do cinema mundial, a sala Cine Plaza, com cobrança de ingressos, tem a estreia de Medo de Amar, de Guy Davies, um filme inglês que mistura drama, romance e comédia. Seguem em cartaz o thriller Contágio em Alto Mar, de Neasa Hardiman, os lituanos O Castelo dos Sonhos, de Lina Luzyte, e O Advogado, de Romas Zabarauskas, além do suspense holandês Segredos Nas Montanhas, de Urszula Antoniak, e a comédia porto-riquenha Pequeninos – A Inocência Não Tem Preço, de Sergio Pucci.

Araucarilândia

Crédito da foto: Kristiane Rothstein.

No dia 29/1, acontece o lançamento online da reimpressão da edição da obra histórica Araucarilândia. Às 20h, está programada a exibição do Concerto às Araucárias.

Considerada raro, o livro Araucarilândia recebeu a primeira impressão fac-similar em 2014, a partir de projeto do ambientalista curitibano José Álvaro Carneiro – atualmente diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe. Em menos de um ano, essa edição já estava esgotada e agora recebe uma nova edição. Saiba mais aqui.

Cemitério Municipal em páginas

Larissa Nicolosi acompanhou os trabalhos das visitas guiadas e da pesquisadora Clarissa Grassi.  Crédito da foto: Daniel Castellano/SMCS.

Palco das já tradicionais visitas guiadas, cheias de história e cultura, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula virou tema de um livro-reportagem: Morte e Vida em Curitiba, da jornalista Larissa Nicolosi.

A pesquisa foi baseada no trabalho de visitas guiadas ao mais antigo cemitério curitibano, que completa 167 anos em 2021.

A obra está disponível aqui.

Paranismo

A araucária, um dos símbolos do paranismo, e escultura de João Turin, um dos principais artistas do movimento, no Memorial Paranista, localizado no Parque São Lourenço. Crédito da foto: Pedro Ribas/SMCS.

Você sabe o que é paranismo? O Curitiba de Graça também se fez essa pergunta e foi atrás. No fim do ano, o Parque São Lourenço foi reformado e recebeu o Memorial Paranista – que faz uma homenageia ao movimento que teve a participação de muitos artistas e intelectuais do nosso estado. A reportagem especial da jornalista Camile Triska, você confere aqui.


Quer saber mais, acesse: www.curitibadegraca.com.br.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima