Roberto Carlos: cinco sucessos em espanhol

Roberto Carlos, no show que fez no mês de maio em Curitiba. (Foto: André Eduardo/Nasa Produtora Audiovisual)
O astro da música é muito amado também fora do Brasil, tem 40 álbuns em espanhol e oito prêmios no Grammy Latino

O reinado de Roberto Carlos não se limita às fronteiras brasileiras. Hoje com 82 anos, El Rey (como é chamado nos países hispano-americanos) começou sua trajetória pelos discos em espanhol em 1965, com o álbum “Canta a la juventud”. No auge da Jovem Guarda, o disco reunia regravações de sucessos como “É proibido fumar” e “O calhambeque”. Desde então, entre compilações, regravações e inéditos, o astro soma 40 álbuns inteiramente em espanhol, além de gravações e discos em inglês, italiano e francês.

A fama internacional fez do cantor o mais bem-sucedido na porção do continente, alcançando a marca de 150 milhões de discos vendidos no mundo todo. Sua primeira indicação ao Grammy Internacional foi em 1985, com a versão espanhola de “Côncavo e convexo” na categoria Melhor Performance Mexicana-Americana, o prêmio de Melhor Performance de Pop Latino veio quatro anos depois. Além disso, o Rei foi premiado oito vezes (entre honrarias e categorias) no Grammy Latino e agraciado com o Lifetime Achievement Award do Billboard Latino.

No Spotify, por exemplo, quatro das cinco localidades que mais têm ouvintes de Roberto Carlos são fora do Brasil. O topo é ocupado pela Cidade do México (MX), seguida por São Paulo (BR), Santiago (CL), Bogotá (CO) e Guadalajara (MX).

Show com público internacional

Roberto Carlos se apresentará em Foz do Iguaçu na sexta-feira, 22 de setembro. Na região de tríplice fronteira, é esperado que fãs brasileiros, paraguaios e argentinos prestigiem o cantor na apresentação com repertório de clássicos. O espetáculo tem produção da curitibana CULT! Produções e do Grupo RC.

O público brasileiro, ou de qualquer nacionalidade, pode aguardar por mais músicas em espanhol a serem lançadas em breve. Foi o que o astro prometeu em março deste ano, durante entrevista coletiva no navio MSC Fantasia, onde apresenta anualmente o show “Emoções em alto mar”.

Ídolo para toda vida

A argentina Gina Rodriguez é uma das fãs conquistadas pelo carisma e pelas músicas de Roberto Carlos. Com 67 anos, a moradora de Quilmes (AR) começou a ouvir o cantor ainda quando criança. “[Roberto] Tem sido parte de minha vida, na adolescência, juventude e até agora segue sendo meu maior ídolo”, diz.

Gina Rodriguez, no show em Buenos Aires de 2019. (Foto: Arquivo pessoal)

O carinho pelo artista também se estendeu por diversas viagens que fez ao Brasil. Os cinco shows que acompanhou do ídolo, no entanto, foram todos na Argentina. “Amo o Brasil e, sim, parte da minha vida é Roberto Carlos. […] Cada vez que ele vinha à Argentina, eu ia assisti-lo”, conta ela.

Da sensibilidade poética de compositor à voz poderosa de cantor, a fã destaca como suas músicas preferidas “Eres reservada” (regravação de “Pelo avesso”) e “Nuestra canción”. Mas ressalta: “São muitas.”

Emoções em espanhol

Para relembrar outros sucessos gravados em espanhol por Roberto Carlos, separamos cinco músicas que o coroaram como rei romântico da América Latina. Confira:

1 – “Amigo

Lançada no álbum em espanhol de 1977, mesmo ano da canção original. A música composta em homenagem ao “amigo de fé, irmão camarada” Erasmo Carlos (1941-2022) é lembrada pela Billboard como a quarta melhor canção latina da história.  

2 – “Detalles”

A versão saiu no segundo álbum hispânico do cantor, “Roberto Carlos em español”, de 1973. Tanto em português quanto em espanhol, a canção segue como um dos grandes sucessos do cantor, presente até hoje em seu repertório de apresentações ao redor do mundo.

3 – “Mi querido, mi viejo, mi amigo”

Em mais uma parceria com Erasmo, a música de 1979 foi o grande chamariz para o álbum em espanhol do ano seguinte. A homenagem para Robertino Braga (1896-1980), pai de Roberto, relembra o carinho e a amizade de um para com o outro, apresentada a ele poucos meses antes de seu falecimento.

4 – “Llegaste”

A música, de 2016, é uma das marcas da admiração que outros astros da música têm pelo Rei. Em dueto com a diva Jennifer Lopez, a canção foi escrita (por Kany García) e gravada primeiro em espanhol para depois ganhar versão em português.

5 – “Que yo te vea”

Último lançamento em espanhol de Roberto Carlos, a música chegou ao público em dezembro de 2017. A música fez parte da trilha sonora da novela “O outro lado do paraíso” e foi integrada ao álbum “Amor sín limite”, de 2018.

A playlist de indicações pode ser ouvida a seguir.

Serviço

Quando: 22 de setembro (sexta-feira), 20h30

Onde: Centro de Convenções de Foz do Iguaçu

Ingressos: Eventim (a partir de R$ 210)

Realização: Grupo RC e CULT! Produções

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima