Bodebrown lança Luppolo Italian Pilsener: 3º rótulo em homenagem aos italianos

Cerveja Bodebrown Luppolo Italian Pilsener
Cerveja é uma ótima oportunidade para provar um estilo novo, que nasceu em 1996 pelas mãos do cervejeiro italiano Agostino Arioli na cervejaria Birrificio Italiano, de Como, Norte da Itália, com uma cerveja chamada Tipopils

A Cervejaria Bodebrown, localizada no bairro Hauer, em Curitiba, lançou seu 3º rótulo em homenagem aos imigrantes italianos: a Luppolo Italian Pilsener. Também é o 3º feito para a rede de supermercados Condor. Ele já pode ser encontrado no Paraná e em Santa Catarina, nos supermercados Condor Super Center, no formato de latas de 473 ml. O preço de lançamento é de R$ 9,90. Também está disponível nas lojas da Bodebrown e no site da cervejaria (R$ 20).

O estilo Italian Pilsner é novo e esta cerveja é uma ótima oportunidade para degustá-lo. Nasceu em 1996 pelas mãos do cervejeiro italiano Agostino Arioli na cervejaria Birrificio Italiano, de Como, Norte da Itália, com uma cerveja chamada Tipopils. Ela influenciou uma das mais conceituadas cervejarias norte-americanas, a Firestone Walker, a produzir esse tipo de cerveja, a Pivo Pils, e a tendência hoje é moda nos Estados Unidos pela recente valorização das Lagers por lá.

Trata-se de uma versão parecida com a German Pils, versão alemã da pilsen original Checa. Mas ela leva dry-hopping – inserção de lúpulo na etapa fria da fabricação – de lúpulos europeus até não tão convencionais nas versões alemãs. Também usa uma pequena porção de maltes mais tostados, além de ter um toque mais frutado, em razão das temperaturas um pouco mais altas de fermentação (11º C).

A Bodebown Luppolo Italian Pilsener é leve e tem 4,6% de teor alcoólico. Nessa versão, são utilizados dois maltes (Pilsen e Munich) e o lúpulo europeu Sladeck no dry-hopping. O resultado é uma cerveja que alia a leveza e o médio amargor com uma personalidade lupulada, muito sabor e aromas florais.

A série Bodebrown Loppolo

A Bodebrown lançou a série sazonal Luppolo em homenagem aos imigrantes italianos, inspirada em especial na saga da família Zonta. A primeira criação saiu em 2020: Luppolo Grape IPA, que leva mosto de uvas brancas da casta Trebbiano e homenageia o imigrante italiano Biazo Zonta, que desembarcou no Brasil em 1887. Francisco é avô de Pedro Joanir Zonta, fundador e presidente do Grupo Condor, rede de supermercados que é parceira da Bodebrown.

Em 2021, foi a vez da Luppolo Limoncello, com adição do famoso licor italiano à base de limões sicilianos que fazia as honras à segunda geração daquela família, homenageando Francisco Zonta, filho de Biazo.

“Agora chega a vez da Luppolo Italian Pilsener, com uma outra proposta na receita, mas mantendo nossa ideia de celebrar a força, superação e alegria que marcam a alma italiana”, explica Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown. “E dessa vez prestamos um tributo a João Zonta, neto do imigrante Biazo Zonta. João, por sua vez, é pai de Pedro Joanir Zonta”.

****

• Me siga no Instagram ou mande e-mail com sua sugestão de tema para a coluna: [email protected].
• Confira mais textos do Cerveja Artesanal Curitiba

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

À minha mãe

Aos 50 anos, a vida teve a ousadia de colocar um tumor no lugar onde minha mãe gerou seus dois filhos. Mas ela vai vencer

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima