Vídeo da Prefeitura de Curitiba em homenagem a negros vira piada por falta de negros

Como de costume, negros foram quase ignorados pela Prefeitura de Reafael Greca

Um vídeo da Prefeitura de Curitiba no Instagram em homenagem ao Dia da Consciência Negra virou motivo de perplexidade e brincadeiras. O motivo é basicamente a ausência de negros no vídeo. As pessoas no palco, do grupo Tambores do Paraná, dificilmente poderiam ser classificadas como pretas (embora isso dependa da autodeclaração). E a música é de outro branco: o compositor Zeca Baleiro.

O evento, que na verdade nem tinha um nome em referência à data (o Dia da Consciência Negra, como de costume, passa quase despercebido pela administração Greca), era parte da Caravana Étnico-Cultural. E a notícia no site da Prefs não destaca o evento, e sim a participação nele do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), que também é branco.

Na verdade, o evento até teve uma boa presença de grupos negros e homenagem a pessoas de diversas etnias (ao invés de dar um dia de destaque para os negros, a Prefeitura prefere misturar tudo-que-não-é-branco num balaio só). Mas no vídeo oficial, de negras, só as bonecas e uns biscoitinhos.
Nos comentários, uma divisão clara. De um lado, evidente, os racistas achando que mesmo isso já foi demais. Pra quê consciência negra? Não somos todos iguais? É muito mimimi…

De outro, os que perceberam o ridículo da situação. Gente perguntando por que os negros não foram convidados para a própria festa ou se estavam fora do enquadramento, limpando tudo…

Até o humorista Paulo Vieira comentou no vídeo, falando da decoração do palco – o cenário do Memorial de Curitiba de fato pouco tem a ver com consciência negra.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima