Pular para o conteúdo

UFPR terá de reembolsar candidata após suspensão de concurso, diz Justiça

Ainda cabe recurso da decisão dada pela 1ª Vara Federal de Erechim, RS

UFPR terá de reembolsar candidata após suspensão de concurso, diz Justiça
Publicado:

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi condenada pela 1ª Vara Federal de Erechim (RS) a ressarcir uma candidata por ter suspendido a aplicação da prova do concurso da Polícia Civil (PC) em fevereiro de 2021, realizada em Curitiba. Ainda cabe recurso da decisão.

A prova estava prevista para acontecer no dia 21, porém foi suspensa por causa das medidas de segurança sanitária ligadas à pandemia de covid-19. A candidata que entrou com recurso é moradora do Rio Grande do Sul e gastou R$ 574 para vir ao Paraná. A suspensão ocorreu horas antes da aplicação da prova.

A UFPR alegou que não tinha reponsabilidade acerca da suspensão porque era uma medida de biossegurança. O juiz que analisou o caso, Alexandre Pereira Dutra, entendeu como legítima a suspensão, contudo alegou que é preciso ter “um mínimo de razoabilidade”.

O texto da decisão diz que “a suspensão ocorreu horas antes da data agendada para a realização da prova objetiva, causando prejuízo material aos envolvidos, "não se podendo caracterizar a situação descrita no processo como de força maior a excluir a responsabilidade da Universidade ré”.

Leia também: Termômetros sem pilha, escolas desistindo e demissão: a noite fatídica do concurso da Polícia Civil do Paraná

A condenação foi pelo pagamento do valor gasto pela candidata. Ela também havia pedido danos morais, mas esta indenização foi julgada improcedente pela Justiça.

No ano passado a Justiça também condenou a UFPR pela suspensão da mesma prova. Neste caso, a condenação foi de R$ 2.669,48 a título de danos materiais em favor das partes autoras, que moram em São Paulo.

Aline Reis

Aline Reis

Jornalista e especialista em Gestão da Comunicação, Assessoria e Marketing pela Universidade Positivo (UP). Mestra em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Presidenta do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná.

Todos os artigos

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Aline Reis e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120
Tags:

Mais de Aline Reis

Ver todos

De nossos parceiros