Expediente | Jornal Plural
Clube Kotter

Expediente

O Plural nasceu da vontade de ver Curitiba com um jornal livre. Isso no fim de 2018. Em plena época de Natal começamos uma campanha de financiamento coletivo que rapidamente ganhou muitas adesões e deu a força inicial necessária para tornar essa ideia uma realidade.Hoje somos dezenas de colaboradores e centenas de assinantes – o que só nos faz acreditar que estamos no caminho certo e que a cidade realmente sentia falta de um novo jornal, de uma nova opção.Jornalismo é caro. Jornalismo de qualidade é mais caro ainda. Mas o Plural tem a felicidade de ter centenas de assinantes que contribuem mensalmente para que nosso trabalho exista e seja realizado diariamente, jogando luz nos cantos mais escuros da nossa comunidade.Independente, o Plural nasce de maneira colaborativa: muita gente se ofereceu para prestar serviços ou escrever de graça; muita gente BOA nos procurou para dar dicas, palpites, querendo escrever e dizendo que finalmente achava um espaço disposto a dar lugar para a diversidade, para novos talentos.O time cresce a cada dia. E por isso a lista que segue abaixo, embora (modéstia à parte) já seja bem bacana, deve sofrer acréscimos rapidamente. Porque a pluralidade, nós cremos, nasce da soma de vozes, não do monopólio da verdade.Veja quem somos.Sócios-fundadoresBenett Cartunista formado em jornalismo pela UEPG. Já trabalhou em diversos veículos e hoje, além do Plural, mantém uma charge semanal na Folha de S.Paulo. É autor do livro Amok – Cabeça, Tronco e Membros.Rogerio Galindo Jornalista formado pela UFPR, autor do blog Caixa Zero. Mestre em Filosofia pela UFPR. Vencedor do Prêmio Esso 2013 Regional Sul. Tradutor. Finalista do Prêmio Jabuti de tradução.Rosiane Correia de Freitas Jornalista e mestre em Educação pela UFPR. Professora de jornalismo na Universidade Positivo. Foi fellow do jornal Washington Post e do Woodrow Wilson Center em 2010. Vencedora do Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo em 2012. Criadora do site Nascer Bem e participante do projeto Latentes.

Redação

Poder Editor: Rogerio Galindo Repórter: Rodrigo SilvaVizinhança Editora: Mauren Luc Repórter: Angieli Maros e Jéss CarvalhoCultura Editor: Irineo Batista Repórter: Ana JustiOpinião Editor: Ricardo Medeiros

Quadrinistas

Alexandre Beck O catarinense ficou conhecido em todo o país com as tiras de seu personagem Armandinho, que passam a ser publicadas semanalmente no Plural. Francisco Camargo O popular Pancho, jornalista que já passou pela chefia das principais redações do estado, volta à ativa com tiras e textos que são um ícone da imprensa local.

CRONISTAS

Caetano Galindo. Foto: Kate Griffin/Divulgação
Caetano W. Galindo Professor de linguística na UFPR e tradutor. Autor de Sim, eu digo sim: uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce e de Sobre os Canibais” (contos, no prelo). Publicará no Plural seu primeiro romance, Lia, em formato de folhetim.Cezar Tridapalli Formado em Letras pela UFPR, é romancista, autor de Pequena Biografia de Desejos e O Beijo de Schiller, vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura. Assinará uma crônica quinzenal.Fagner Zadra Humorista, conhecido por seu trabalho no grupo curitibano “Tesão, Piá”. Assinará uma coluna quinzenal no Plural.Maurício Popija Jornalista que se auto-classifica como “não praticante”, formado pela UFPR. Médico. Assinará uma crônica semanal no Plural.

COLUNISTAS

Daniel Medeiros Formado em Direito pela PUC-PR, especialista em Filosofia Contemporânea pela mesma instituição e mestre e doutor em Educação Histórica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também é autor de livros didáticos e paradidáticos e professor no Curso Positivo. Assinará o podcast Sine Ira et Studio.Fernanda Orsomarzo Juíza de Direito no Estado do Paraná. Mestranda em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela PUC-PR. Membro da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e da Rede Justiça Pelos Direitos Humanos no Paraná.Isabel Kugler Mendes Advogada, é presidente do Conselho da Comunidade de Curitiba. Escreverá coluna semanal sobre a situação dos presos e dos presídios da região metropolitana da capital.

BLOGS

Documentos Revelados Aluizio Palmar nos traz documentos e histórias da Ditadura Militar implantada no Brasil em 1964.Maria Vai e Faz Antoniele Luciano é jornalista e feminista. Autora do blog Maria Vai e Faz, pesquisa autoria de mulheres negras na literatura.

REDES SOCIAIS