fbpx

Quem faz o Plural (além de você)

Compartilhe

O Plural nasceu de uma conversa casual entre três pessoas em uma livraria. Logo já eram cinco sócios determinados a fazer o jornal acontecer. E em pouco mais de um mês, somos dezenas de colaboradores e centenas de assinantes – o que só nos faz acreditar que estamos no caminho certo e que a cidade realmente sentia falta de um novo jornal, de uma nova opção.

Independente, o Plural nasce de maneira colaborativa: muita gente se ofereceu para prestar serviços ou escrever de graça; muita gente BOA nos procurou para dar dicas, palpites, querendo escrever e dizendo que finalmente achava um espaço disposto a dar lugar para a diversidade, para novos talentos.

O time cresce a cada dia. E por isso a lista que segue abaixo, embora (modéstia à parte) já seja bem bacana, deve sofrer acréscimos rapidamente. Porque a pluralidade, nós cremos, nasce da soma de vozes, não do monopólio da verdade.

Veja quem somos.

Sócios-fundadores

Benett
Cartunista formado em jornalismo pela UEPG. Já trabalhou em diversos veículos e hoje, além do Plural, mantém uma charge semanal na Folha de S.Paulo. É autor do livro Amok – Cabeça, Tronco e Membros.

Mauricio Ramos
Publicitário e empreendedor. Responsável pela criação e coordenação de campanhas que entraram pra história da publicidade brasileira, como “O Paraná Que Queremos”, “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, “Ciclista Legal”, “Antonina Weekend”, “5 Minutos, Eu Medito”, “Viva Sem Veneno”, “Amianto Causa Câncer” e “Vamos Separar Sem Parar”. Sócio-fundador da Social Ideias, agência de comunicação e envolvimento.

Rogerio Galindo
Jornalista formado pela UFPR, autor do blog Caixa Zero. Mestre em Filosofia pela UFPR. Vencedor do Prêmio Esso 2013 Regional Sul. Tradutor. Finalista do Prêmio Jabuti de tradução.

Rosiane Correia de Freitas
Jornalista e mestre em Educação pela UFPR. Professora de jornalismo na Universidade Positivo. Foi fellow do jornal Washington Post e do Woodrow Wilson Center em 2010. Embaixadora no Brasil da Youth Journalism International. Vencedora do Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo em 2012. Criadora do site Nascer Bem e participante do projeto Latentes.

Vir Moraes Ramos
Jornalista, empresária e escritora. Sócia-fundadora da Social Ideias, agência de comunicação e envolvimento. Coordenadora de campanhas como “Viva Sem Veneno”, “Amianto Causa Câncer” e “Vamos Separar Sem Parar”.E

Quadrinistas

Alexandre Beck
O catarinense ficou conhecido em todo o país com as tiras de seu personagem Armandinho, que passam a ser publicadas semanalmente no Plural.

Francisco Camargo
O popular Pancho, jornalista que já passou pela chefia das principais redações do estado, volta à ativa com tiras e textos que são um ícone da imprensa local.

CRONISTAS

Ana Justi
Jornalista com formação em Letras. Conta a vida em histórias, seja pela escrita ou pela fotografia. Assinará uma crônica semanal.

Caetano W. Galindo
Professor de linguística na UFPR e tradutor. Autor de Sim, eu digo sim: uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce e de Sobre os Canibais” (contos, no prelo). Publicará no Plural seu primeiro romance, Lia, em formato de folhetim.

Cezar Tridapalli
Formado em Letras pela UFPR, é romancista, autor de Pequena Biografia de Desejos e O Beijo de Schiller, vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura. Assinará uma crônica quinzenal.

Fagner Zadra
Humorista, conhecido por seu trabalho no grupo curitibano “Tesão, Piá”. Assinará uma coluna quinzenal no Plural.

Felippe Aníbal
Jornalista especializado em direitos humanos, vencedor de vários prêmios, entre eles um Embratel e um Premio Latinoamericano de Periodismo de Investigación. Assinará crônica semanal.

Luís Henrique Pellanda
Formado em Jornalismo pela PUC-PR, é autor dos livros O macaco ornamentalNós passaremos em brancoAsa de sereia, Detetive à deriva e A fada sem cabeça. Também organizou os dois volumes da antologia As melhores entrevistas do Rascunho. Assinará uma crônica quinzenal.

Maurício Popija
Jornalista que se auto-classifica como “não praticante”, formado pela UFPR. Médico. Assinará uma crônica semanal no Plural.

COLUNISTAS

Adriano Codato
Professor de Ciência Política na Universidade Federal do Paraná e coordenador do Observatório de elites políticas e sociais do Brasil. Fará coluna mensal com base em dados empíricos relacionados à política brasileira.

Daniel Medeiros
Formado em Direito pela PUC-PR, especialista em Filosofia Contemporânea pela mesma instituição e mestre e doutor em Educação Histórica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também é autor de livros didáticos e paradidáticos e professor no Curso Positivo. Assinará o podcast Sine Ira et Studio.

Eliseu Portugal
Médico dermatologista. Publicará uma coluna semanal sobre autoestima.

Fernanda Orsomarzo
Juíza de Direito no Estado do Paraná. Mestranda em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela PUC-PR. Membro da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e da Rede Justiça Pelos Direitos Humanos no Paraná.

Henrique Camargo Cardoso
Advogado, defensor público. Escreverá semanalmente sobre execução penal e sobre o sistema carcerário brasileiro.

Isabel Kugler Mendes
Advogada, é presidente do Conselho da Comunidade de Curitiba. Escreverá coluna semanal sobre a situação dos presos e dos presídios da região metropolitana da capital.

Ricardo Marques de Medeiros
Jornalista e fotógrafo, será um dos responsáveis pelo programa de vídeo “Desorganização Social e Política do Brasil”, que será publicado semanalmente.


BLOGS

Maria Vai e Faz
Antoniele Luciano é jornalista e feminista. Autora do blog Maria Vai e Faz, pesquisa autoria de mulheres negras na literatura.


Em campo
Hulyãn Anzoategui é administrador por formação, jogador de futebol americano e redator nas horas vagas. Iniciou a trajetória no esporte em 2011, no extinto Legends e atualmente é o Quarterback da equipe Brown Spiders, de Curitiba (PR). Na temporada de 2019, será integrante da equipe técnica da equipe de futebol americano feminino Cold Killers.


REDES SOCIAIS

Roberta Canetti
Jornalista com passagem por algumas das principais emissoras de rádio e tevê de Curitiba. Especialista em marketing digital e graduada em Direito pela UFPR Sócia-fundadora da agência Bombai.


PARCERIAS