Painéis solares garantem iluminação nas ruas e banho quente para moradores da ocupação 29 de Março

Projeto foi desenvolvido pelo projeto social Solar – Sustentabilidade para Todos e recebeu recursos do Google

Anderson Stoll, morador do CIC, há um mês dá aulas de informática gratuitamente para adolescentes e crianças da Vila 29 de Março, em Curitiba. Atualmente são sete estudantes, que se revezam nos três computadores doados, que ficam na sede comunitária do local.

“Já era um projeto que eu tinha há muito tempo. Eu gosto de ensinar, eu gosto de passar o meu conhecimento para os outro. Só que eu não podia dar aula enquanto não tivesse uma energia estável.”

Realidade que mudou após a implantação de painéis solares na sede, que garantem geração de energia limpa e duradoura.

Nesta quarta-feira (23) será inaugurada oficialmente a obra desenvolvida pelo projeto social Solar – Sustentabilidade para Todos, que viabilizou não só as aulas de Stoll, como permitirá que 600 moradores do local tenham acesso a banho quente e iluminação na rua.

São 19 painéis: 17 fotovoltaicos e dois térmicos, com capacidade de geração de 7.570 quilowatts-hora ao ano. Além de iluminar 35 postes espalhados pela Vila, a energia também será direcionada para o chuveiro comunitário instalado no local.

Nayane Saraiva dos Santos mora na Vila 29 de Março com os três filhos. A energia disponível em casa é obtida por meio de “gatos” na rede elétrica. Além de não ser segura também proporciona riscos de queimar os eletroeletrônicos.

A expectativa é de que, com esta iniciativa, o poder público volte o olhar para a comunidade. Desde o incêndio ocorrido em 2018 – que destruiu 200 casas – os moradores se reorganizaram e desejam regularizar a situação. A área ocupada pertence à prefeitura de Curitiba e engloba também as vilas Nova Primavera, Tiradentes e Dona Cida e reúne cerca de 2,5 mil pessoas.

“O Solar entrou para melhorar a qualidade de vida da gente. Eu tenho chuveiro em casa, mas às vezes precisa usar o comunitário porque falta água. A gente vê que não está difícil regularizar a nossa situação. Aqui tem muitas famílias e a grande maioria quer ter seu espaço.”

Nayane Saraiva dos Santos, moradora da Vila 29 de Março.

Apesar de ainda não haver a regularização, a prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, foi parceira do projeto, que teve apoio do Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), Ambiens e foi financiado pela Action Fund Brazil com recursos do Google.org.

Juliana Teixeira, coordenadora da comunidade, entre um ajuste e outro orienta os moradores sobre os últimos detalhes antes da inauguração. Com uma embalagem de cera na mão ela lembra que muita gente se sentia insegura pela falta de iluminação nas ruas do local.

O vizinho de cima, que chega perto das 20 horas do trabalho, aprovou a mudança. Outra moradora, cuja casa fica no fim de uma das vielas, lembra que tinha que descer até a Estrada Velha do Barigui para receber delivery de comida, por exemplo.

Sustentabilidade

O projeto foi desenvolvido para atender ao edital da ICLEI, que iria selecionar iniciativas que mitigassem impactos das mudanças climáticas e contemplassem comunidades carentes.

“Todas as pessoas são impactadas pelas mudanças climáticas, mas de forma diferente. Quem já está em uma situação de vulnerabilidade é mais atingido por enchentes, incêndios etc.”

Adriane Ferreira, arquiteta e coordenadora do projeto.

Como a renda mensal dos moradores da 29 de Março chega a ser três vezes menor que a média do morador curitibano, segundo dados do IBGE e da Ambiens, a vila foi escolhida para implantação.

A solar recebeu aporte do Google após a assinatura do contrato, que ocorreu em setembro de 2020 e apesar de haver reajustes no cronograma por conta da pandemia, o projeto foi finalizado com ajuda da comunidade.

Conforme o Solar, o uso de placas fotovoltaicas tem potencial para evitar a emissão de mais de 35 toneladas de CO2 (dióxido de carbono) durante a vida útil do projeto. No sistema convencional de energia elétrica, essa seria a quantidade de gases emitidos na atmosfera no mesmo período.

Outra vantagem é que o sistema é inteligente. As luzes dos postes só acendem quando a incidência de luz natural cai, sendo desligadas automaticamente pelo mesmo sistema no dia seguinte.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Painéis solares garantem iluminação nas ruas e banho quente para moradores da ocupação 29 de Março”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima