Ônibus mantêm 70% de ocupação máxima

Frota e horário são os mesmos; número de passageiros deve diminuir com medidas restritivas e toque de recolher às 20h

Os cerca de mil veículos que compõem a atual frota do sistema de transporte urbano de Curitiba vão continuar circulando com ocupação máxima de 70% de passageiros, mesmo diante das medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado e Prefeitura desde o último sábado (27). A Urbanização de Curitiba (Urbs) diz que nenhum horário foi modificado e promete uma reavaliação da lotação dos coletivos em meados desta semana.

“Vamos ver como vai se comportar a demanda e avaliar a necessidade de mudança nos horários das tabelas e alguma alteração de frota no período noturno, por exemplo, já que o toque de recolher agora começa às 20h”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Ele destaca que, com o fechamento do comércio e das atividades não essenciais até 8 de março, o volume de passageiros vai sofrer grande redução. A diminuição no número de usuários também se deve à suspensão da volta às aulas presenciais – que provocaram o reforço de 19 linhas de ônibus e colocaram 100% dos Ligeirinhos para funcionar.

Ainda assim, o movimento continuava grande nos coletivos, estações-tubo e terminais de Curitiba durante a última semana, tanto nas linhas administradas pela Urbs quanto pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

Os registros são da fotojornalista do Plural, Giorgia Prates:

Espera no Terminal do Cabral. Foto: Giorgia Prates/Prates
Estação-tubo, linha Centro Cívico/Colombo. Foto: Giorgia Prates/Prates
Espera pelos coletivos no Terminal do Cabral. Foto: Giorgia Prates/Prates
Foto: Giorgia Prates/Prates

O movimento oficial médio de passageiros por dia no transporte coletivo de Curitiba é de 390 mil. Antes da pandemia era de 754 mil pessoas, destaca a Urbs. A única linha suspensa até agora foi a Turismo, que percorre 26 pontos turísticos da Cidade.

“Esta reportagem é uma produção do Programa de Diversidade nas Redações, realizado pela Énois – Laboratório de Jornalismo Representativo, com o apoio do Google News Initiative.”

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima