Cursos à distância da Universidade Positivo virão de São Paulo

Cursos de graduação ofertados sob a marca Universidade Positivo serão coordenados e terão aulas a partir de São Paulo

Alunos da Universidade Positivo que migrarem de cursos de graduação presenciais para a modalidade EAD deverão ter aulas e conteúdos produzidos na sede do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que comprou a instituição em 2019. A informação foi apurada pelo Plural junto a profissionais da UP ainda na instituição e outros que foram demitidos na última semana.

A Universidade, uma das maiores de Curitiba, tinha um robusto departamento de ensino à distância na época da aquisição pela Cruzeiro do Sul. Mas a unidade está em processo de desmonte, com diversos profissionais desligados do quadro de pessoal nas últimas semanas.

A Cruzeiro do Sul também nomeou diversos profissionais que já atuam em unidades do grupo no estado de São Paulo para coordenar cursos à distância da Universidade Positivo. Em alguns casos o curso à distância irá funcionar de forma completamente independente da equipe e da coordenação do curso presencial de Curitiba.

A UP oferta 77 cursos de graduação na modalidade à distância em diversas áreas. Na página da instituição há informações sobre os cursos, os pólos em que serão ofertados, mas nenhum detalhe sobre a equipe de professores ou coordenação.

Na semana passada o Plural noticiou que os cursos de Licenciatura e Bacharelado de Biologia presenciais foram encerrados e os alunos terão que optar entre a versão à distância ou outro curso presencial da instituição.

Questionada sobre o assunto, a instituição enviou nota ao Plural na qual informa em que confirma que parte da produção e operacionalização dos cursos irá ser feita “de forma integrada”, mas com a participação da coordenação e de professores da UP “principalmente, nas atividades presenciais obrigatórias nos cursos semipresenciais e on-line”.

Confira a nota na íntegra:

“Na integração da Universidade Positivo, a Cruzeiro do Sul Educacional informa que utilizará todo seu potencial e expertise na oferta de cursos a distância, em termos operacionais, tais como: tecnologia (ambiente virtual de aprendizagem, estúdios, laboratórios virtuais, entre outros), recursos humanos específicos (designers, especialistas em EaD e em produção audiovisual e internet) e produção de conteúdos. Várias destas frentes serão operacionalizadas de forma distribuída. A coordenação do curso e diversos professores da UP participarão ativamente em diversas atividades, desde a organização dos cursos atuais como na de novos cursos; na produção de conteúdos, que antes era realizada de forma terceirizada; e, principalmente, nas atividades presenciais obrigatórias nos cursos semipresenciais e on-line. Dessa forma, a Cruzeiro do Sul Educacional reforça que a operação de EaD do grupo é realizada de forma integrada e alinhada com a gestão da Universidade Positivo.”

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Cursos à distância da Universidade Positivo virão de São Paulo”

  1. É a consolidação da precarização do ensino superior. Mão de obra barata e comprometimento da aprendizagem. Por anos (5 a 10, em média, dependendo da demanda de atualização) a Instituição poderá utilizar o mesmo material produzido por professores remunerados por 1/10 do valor presencial.
    Mercado. A educação virou mercado e só mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima