Consciência Negra: semana terá atividades voltadas para temática racial em Curitiba

No domingo acontece a festa do Rosário, na Igreja dos Pretos, no Largo da Ordem

Começa nesta quarta-feira (15) a semana da Consciência Negra de Curitiba. Estão previstas atividades culturais, palestras e a tradicional festa do Rosário, que ocorre na Igreja dos Pretos de São Benedito, no Largo da Ordem.

Nesta quarta-feira (15), no Memorial de Curitiba, ocorre o 2º Encontro de Curimbas entre 13h30 e 18h. Na quinta-feira (16) e sexta-feira (17) estão previstas apresentações culturais da caravana étnico-racial, no mesmo horário.

No sábado (18), além de diversas apresentações, ocorre show gratuito com a cantora Rubia Divino às 17h.

No domingo (19), o Memorial tem apresentações musicais a partir das 10h. A programação prevê show de Janine Mathias às 11h e bloco afro Pretinhosidade às 12h40.

Leia também: Bloco afro de Curitiba resgata raízes do carnaval e exalta cultura negra

Em paralelo, às 10h30 ocorre, na praça Tiradentes, a louvação ao orixá Iroko, seguido de cortejo até a Igreja dos Pretos. Lá ocorre culto ecumênico seguido de lavação das escadarias.

Zumbi dos Palmares

Na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, embora não seja feriado em Curitiba a prefeitura também previu atividades no Memorial entre 14h e 18h, incluindo feira de afroempreendedoras.

No mesmo dia, em Paranaguá, ocorre mais uma edição Linha Preta, do Centro Cultural Humaitá. O trajeto começa no Largo Monsenhor às 14h e segue para Igreja do Rosário, Fontinha, Igreja de São Benedito e outros pontos de memória afro no litoral.

Este evento custa R$ 50 e é necessário fazer o agendamento antecipado. Pessoas negras, indígenas e estudantes pagam meia. É preciso fazer a reserva antecipada (clique aqui) ou entrar em contato por meio do telefone (41) 98492-8422.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima