Sem Ney, Greca pode levar no 1º turno, mostra pesquisa

Levantamento do Paraná Pesquisas coloca prefeito bem à frente dos demais candidatos. Veja os números

A mais nova pesquisa eleitoral divulgada em Curitiba mostra que a disputa pela prefeitura pode depender da manutenção da candidatura de Ney Leprevost (PSD). Realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, o levantamento tem dois cenários. Sem Leprevost, o atual prefeito Rafael Greca (DEM) aparece levando a eleição já no primeiro turno. No outro cenário, a eleição ficaria para o segundo turno.

Nos dois cenários Greca lidera com folga. No levantamento com Leprevost, o prefeito aparece com 40% das intenções de voto. A disputa é pelo segundo lugar: Leprevost tem 10,9%, mas está empatado tecnicamente com o ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT), que tem 9,9% dos votos, e com Delegado Francischini (PSL), que teria 8,1% das intenções.

Na soma, os demais candidatos chegam a 43,4% das intenções de voto, o que forçaria um segundo turno contra Rafael Greca. Por isso, sabe-se que nos bastidores o prefeito trabalha para conquistar o apoio do governador Ratinho Jr. (PSD) e impedir que Ney Leprevost saia candidato. Até agora, Ratinho não se pronunciou publicamente sobre o caso.

O segundo cenário é ainda mais favorável ao prefeito. Greca teria, sem Leprevost na corrida, 43,6% dos eleitores. Gustavo Fruet (com 12,1%) e Delegado Francischini (10,1%) seguem disputando a segunda posição. Mas nesse caso a soma dos oponentes não chega ao mesmo número de votos de Greca: o prefeito teria 43,6% contra 38,4% dos outros candidatos.

Veja os números dos dois cenários:

Cenário 1
Rafael Greca (DEM): 40,0%
Ney Leprevost (PSD): 10,9%
Gustavo Fruet (PDT): 9,9%
Delegado Francischini (PSL): 8,1%
Christiane Yared (PL): 4,1%
Luizão (PR): 3,6%
Cida Borghetti (PP): 2,3%
Dr. João Guilherme (Novo): 1,8%
Caroline Arns (Podemos): 1,6%
Professor Renato Mocellin (PV): 0,4%
Paulo Opuzska (PT): 0,3%
Zé Boni (PRB): 0,3%
Letícia Lanz (PSol): 0,1%
Professor Eloy Casagrande (Rede): 0,1%
Não sabe: 5,5%
Nenhum: 11,1%

Cenário 2
Rafael Greca (DEM): 43,6%
Gustavo Fruet (PDT): 12,1%
Delegado Francischini (PSL): 10,1%
Christiane Yared (PL): 4,5%
Luizão (PR): 3,8%
Cida Borghetti (PP): 2,5%
Dr. João Guilherme (Novo): 2,1%
Caroline Arns (Podemos): 1,9%
Professor Renato Mocellin (PV): 0,5%
Paulo Opuzska (PT): 0,3%
Zé Boni (PRB): 0,3%
Letícia Lanz (PSol): 0,3%
Professor Eloy Casagrande (Rede): 0,1%
Não Sabe: 5,5%
Nenhum: 12,5%

A pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, de acordo com a Resolução-TSE nº. 23.600/2019, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR- 04183/2020. . A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima