Ratinho decide não renovar quarentena restritiva no PR | Plural
14 jul 2020 - 19h16

Ratinho decide não renovar quarentena restritiva no PR

Decisão do governador vem no dia que o Estado registra 1.129 mortes por Covid-19

O governador Ratinho Jr. (PSD) não vai renovar a “quarentena restritiva” em 134 municípios do Paraná. Com a medida, o comércio pode voltar a abrir as portas nesta quarta-feira (14). Mas seguem valendo o uso de máscaras e de álcool gel, mais o distanciamento entre clientes.

Cabe aos prefeitos regulamentar os horários de funcionamento do comércio.

O anúncio do governo do Estado veio por meio de nota publicada no site da Agência Nacional de Notícias. As medidas restritivas que eram válidas para as regionais de Saúde de Londrina, Cascavel, Cornélio Procópio, Toledo, Cianorte, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba perdem efeito a partir desta terça-feira (14).

A decisão foi tomada por orientação da vigilância epidemiológica. As restrições para a 1ª Regional de Saúde, do Litoral do Estado, serão mantidas até o dia 21 de julho. O anúncio de Ratinho já era esperado, mas veio no dia que o Paraná atingiu a marca de 44.870 casos confirmados de coronavírus e 1.129 mortos.

Isolamento social

Em termos de isolamento social, o decreto do governador não rendeu o que era esperado. De acordo com informações do sistema In Loco, que mede isolamento social a partir do rastreio de celulares, o isolamento social em Curitiba foi de 38% no início do decreto, para 41% no dia 9 de julho.

Algumas cidades já anunciaram a flexibilização das medidas de restrição, como é o caso de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que terminou com isolamento de 38% da população na última quinta-feira (9).

Outros resultados desse sistema no Paraná não são nada animadores. Em cidades regionais importantes como é o caso de Toledo que está com 39% de isolamento, Londrina e Cascavel com 37%, Cornélio Procópio com 36% e Cianorte 35%.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.
0 0 voto
Article Rating
Subscribe
Notificação
guest
0 Comentários
Comentário no texto
Ver todos

Últimas Notícias

0
Adoramos ouvir você, deixe seus comentáriosx
()
x