Eleitores de Goura: atenção às minorias e a chance de ver real debate no segundo turno

A atenção do candidato às mulheres, a comunidade LGBTQIA+ pensaram na decisão dos eleitores

O Plural ouviu diversos eleitores para saber o que os fez escolher o candidato ou candidata em quem vão votar.

“Minha opção pelo Goura é estratégica, na tentativa de garantir um segundo turno e um debate mais amplo. Goura não era minha primeira opção porque queria votar numa mulher, de preferência uma mulher negra, porque só assim vamos de fato começar a pensar em leis para nos mulheres. Ainda faltam muitas mulheres nesses espaços. Principalmente as mulheres negras. Se a gente não pensar nas mulheres negras jamais vamos deixar de ser um país desigual.

O voto para prefeito ainda não é o voto que eu queria, não é meu candidato ideal, mas entre as opções, gosto de algumas coisas que o Goura traz, de mobilidade urbana, de uma Curitiba mais sustentável. Não é o voto que eu queria, mas é um voto com orgulho. E acho que se ele chegar ao segundo turno, pode abrir caminho sim para nós mulheres numa cidade conservadora como Curitiba. É um voto bem estratégico. Também voto no Goura com medo que vá para o segundo turno o Francischini, que é uma pessoa que representa aqui o Bolsonaro”.

Hivi Coelho é feminista, fotógrafa, mãe e acredita no voto como instrumento de mudança.


 “Procuro votar em quem trabalhe para a cidade, claro, mas que priorize o cidadão.  O Goura é jovem e tem esse olhar. Foi um vereador e é  um deputado bastante combativo na defesa das pautas ligadas aos direitos das minorias, à educação, à valorização do funcionário público, à sustentabilidade e à inclusão. Será um bom perfeito e acredito que vá devolver a Curitiba um olhar humano que está faltando. As políticas públicas que eu espero são aquelas que deixam um pouco de lado os canteiros de obras e fomenta serviços públicos de educação, saúde, sustentabilidade e inclusão. Essa é a minha esperança no Goura”.

Daniele Biondo Crocetti, 44 anos, é advogada, Coordenadora do Projeto Alimentando o Futuro pela Fundação Museu do Futuro, trabalho pelo qual recebeu Menção Honrosa da ALEP pelo Ano da Mulher Advogada.


“Escolhi o candidato a prefeito Goura por conhecer sua atuação como militante, vereador e deputado – sobretudo por sua capacidade, importantíssima, de escutar as pessoas e defender uma política participativa. Além disso, escolhi votar 12 porque ele é um dos poucos políticos da cidade a realmente dar atenção a questões relacionadas ao universo LGBTQIA+. Em 2019,  ele fez um projeto importantíssimo para facilitar às pessoas que vivem com HIV/AIDS acesso ao direito ao transporte gratuito, tem sido um interlocutor constante nas questões da LGBTQIA+ e em 2017 foi o único deputado paranaense a defender o “Queermuseu” e os artistas envolvidos nessa exposição atacada pelos ultraconservadores. Além de tudo, Goura é uma pessoa humanista, que valoriza o Sistema Único de Saúde (SUS) e a educação pública – valorizando os servidores, lutando pela sua qualidade e defendendo o caráter público e gratuito destes serviços públicos essenciais. Finalmente foi o único candidato que prometeu uma equipe com mulheres, negros, LGBT+ e indígenas na prefeitura de Curitiba”. 

Augusto Menna Barreto é Conselheiro Municipal de Saúde, coordenador da Aliança Nacional LGBTI+ para HIV/AIDS e Historiador, jornalista, tradutor e podcaster no Plural.

Confira a opinião de eleitores de outros candidatos:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima