TEDx Prado Velho ED mostra que ideias inspiradoras também nascem fora da sala de aula

Evento discute "plano de voo" para a área da educação com palestras inspiradoras

Com ingressos esgotados e público entusiasmado e curioso, o primeiro TEDx Prado Velho ED acontece neste sábado (11) em Curitiba. O assunto principal da conferência é a Educação e o tema escolhido foi “Plano de Voo”; o que faz todo sentido, pois aprender com quem já traçou a própria rota é – no mínimo – inspirador.

Organizado por Diogo Rodrigues e Kate Moraes, o evento conta com a apresentação da jornalista Thays Beleze, responsável por dar as boas-vindas a todos, além de apresentar cada um dos 11 speakers (jargão TED para palestrantes). É ela que conta um pouquinho da história de quem cumpre a missão de compartilhar boas ideias e experiências inovadoras no tempo curtíssimo de – até – 18 minutos.

O primeiro que encarou a plateia foi Rodrigues, colunista do Plural, que contou como nasceu a ideia para o TEDx Prado Velho, “do sonho de mudar a vida das pessoas com essas palestras, com a educação”. É claro que ele também apresentou uma das presenças de destaque no evento: uma réplica perfeita do “Demoiselle 22”, aquele aeroplano que fez o primeiro pouso de avião em Curitiba no ano de 1914.

Empreendedorismo e oportunidades

Em seguida, quem subiu ao palco foi a empreendedora social Geovana Conti, para apresentar “O empreender muito além do Faz e Vende”. Ela ganhou a atenção de todos explicando que muita gente empreende por necessidade, mas que com determinação e conhecimento, dá para esquecer a ideia de que é preciso ter carteira assinada para pagar os boletos e prosperar. Depois assumiu o microfone Carol Olival, com seus mais de 20 anos de atuação em educação, para mostrar que – apesar de precisarmos ter objetivos claros – não dá para fechar os olhos para novas oportunidades.

Aprendendo com os filhos

Depois foi a vez de Bruno Salmeron, explicando como as empresas e os profissionais podem aprender para conquistar a longevidade, com sucessões de gerações no comando de empresas familiares podem ser bem sucedidas. Ele foi seguido por Allan Costa – empreendedor, investidor anjo, autor e mentor– que encantou a todos com seu talento de verdadeiro storyteller e revelou que o grande aprendizado em sua vida veio com os filhos. São eles que fazem de Costa um líder e um ser humano melhor.

Habilidades emocionais

Milena Stahsefski, veio com “O currículo invisível da infância e da adolescência”. Seu relato foi emocionante. A fotógrafa, musicista e pedagoga conseguiu ver com olhos carinhosos as dificuldades impostas pela doença da filha, ou melhor: a superação que sua família alcançou. No seu “voo” ela aprendeu como realizar os desejos cotidianos no agora e viver as pequenas experiências aprendendo dia a dia. É com isso que se aprende as habilidades tão caras à vida, as emocionais.

Ainda falam neste sábado Monica Berlitz, do Clube da Alice; Silvia Rodrigues, bailarina e fisioterapeuta, que trabalha com indivíduos com déficits comportamentais e cognitivos; o multiartista Jorge Samuel (Salve Samuca); Bernardo Pasquali “Belni”, vocalista da banda Jovem Dionísio. O evento terá ainda relatos cheios de boas histórias de ativismo, com a escritora, jornalista e feminista, Giovana Madalosso e com Fábio Marx encerrando com o tema autoaceitação queer.

Segundo a organização do TEDx Prado Velho ED, logo o conteúdo completo das palestras será disponibilizado no YouTube. Para outras informações, clique aqui e confira o perfil do evento no Instagram. O Plural, mídia oficial do evento, segue acompanhando o evento.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima