Pular para o conteúdo

No Brasil, amianto mata quatro vezes mais que há vinte anos

De acordo com dados do DataSus, por ano 71 pessoas são vítimas da fibra no país

Por Admin
No Brasil, amianto mata quatro vezes mais que há vinte anos
Publicado:

O número de mortes causadas pelo amianto no Brasil é quatro vezes maior hoje do que era há duas décadas. De acordo com a base de dados do DataSus, do Ministério da Saúde, a fibra vitimou 1,4 mil pessoas no período. Classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como cancerígeno, o mineral, usado principalmente na fabricação de telhas e caixas d'água, tem extração proibida no Brasil desde novembro de 2017, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A exposição ao mineral pode causar câncer de pulmão, de laringe, do aparelho digestivo e de ovário. Cânceres como o mesotelioma e pneumoconioses, segundo o Ministério da Saúde, são patologias que têm cerca de 90% de probabilidade de serem decorrentes à exposição ao amianto.

O potencial destrutivo da fibra, contudo, não é o suficiente para impedir que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), junto com uma comissão externa de senadores, divulgasse a possibilidade de recorrer ao STF para a liberação da exploração do mineral cancerígeno.

https://www.plural.jor.br/senado-faz-lobby-pela-volta-do-amianto-o-mineral-assassino/

Defendendo o mineral assassino

Alcolumbre e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), acompanharam os senadores da comissão temporária externa para conhecer a realidade de Minaçu, município goiano que sedia a empresa Sama Minerações, pertencente ao Grupo Eternit. Líder na América Latina na extração e beneficiamento da crisotila, um tipo de amianto, a empresa está paralisada em decorrência da proibição da exploração da fibra no país.

https://www.plural.jor.br/amianto-a-luta-por-direitos-e-pela-vida/

“A visita do Senado em Minaçu é para verificar in loco esta situação. É angustiante ver uma decisão jurídica sobrepor-se à vida das pessoas, que têm o seu sustento com dignidade. A criação da comissão é uma atitude louvável”, afirmou o presidente do senado. A comissão é composta pelos senadores Vanderlan Cardoso (PP-GO), Luiz do Carmo (MDB-GO) e Chico Rodrigues (DEM-RR). De acordo com a comunicação do senado, o colegiado foi criado com o objetivo de avaliar a situação dos funcionários da mineradora após a interrupção dos trabalhos por meio de liminar do STF. De acordo a Sama, 2,8 mil famílias de Minaçu são beneficiadas direta ou indiretamente pelos empregos da empresa.

O resultado da visita, aponta o Senado, é reunir informações para preparar um relatório para ser apresentado à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao presidente do STF, Dias Toffoli, e à ministra Rosa Weber, responsável por analisar o caso da Sama no Supremo, buscando reverter a proibição.

Terceiro produtor

Há anos o Brasil ocupa o terceiro lugar na lista de maiores produtores da fibra, atrás da Rússia, que lidera a lista, e do Cazaquistão. Em 2018, segundo o anuário Mineral Commodity Summaries, produzido pela United States Geological Survey (USGS), o país produziu cerca de cem mil toneladas de asbestos. Um ano antes, foram 160 mil toneladas. Segundo o estudo, em 2017, o Brasil foi responsável por 14% da produção mundial de amianto e por 7% do consumo mundial.

Dentre as principais doenças citadas na portaria do ministério da Saúde n.º 1.339/GM, relacionadas por exposição ao amianto em local de trabalho estão a neoplasia maligna do estômago, neoplasia maligna da laringe, neoplasia maligna dos brônquios e do pulmão, mesotelioma de pleura, mesotelioma do peritônio, mesotelioma do pericárdio, placas epicárdicas ou pericárdicas, asbestose, derrame pleural e placas pleurais.

https://youtu.be/MbtdqqKCRPI

Gostou desta reportagem?

Considere pagar um café para Admin e apoiar o jornalismo independente do Plural. Aponte a câmera do seu banco para o QR Code ou faça um Pix de qualquer valor para a chave abaixo.

32885173000120
Tags: Paraná

Mais em Paraná

Ver todos

Mais de Admin

Ver todos

De nossos parceiros