Vinícola Legado lança nova edição de vinho tinto premiado com apenas 700 garrafas

Sfizio Lote 13 é elaborado com a uva Merlot e é inspirado no clássico italiano Amarone

A Vinícola Legado lançou a segunda edição do premiado vinho tinto Sfizio Lote 13, com apenas 700 garrafas identificadas uma a uma manualmente. O rótulo, elaborado com a uva Merlot e com 15% de teor alcoólico, foi produzido em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, sob o comando do enólogo José Luiz Marcon Filho e da proprietária da vinícola, Heloise Merolli.

É um vinho potente e encorpado, com taninos presentes, mas redondos e boa acidez, que dá aquela sensação na boca de querer mais um gole. Está pronto para ser tomado, mas tem potencial de evoluir por no mínimo mais cinco anos na garrafa.

Em boca, apresenta notas de frutas pretas e vermelhas, como cereja, ameixa e amora, além de um toque balsâmico e caramelado que deve se acentuar com o tempo, desenvolvendo ainda notas de chocolate e frutos secos.

Por essas características, é bastante versátil na harmonização. Vai bem com pratos de grande intensidade de sabor, principalmente carnes vermelhas, cordeiro, queijos maturados, funghi secchi, e até chocolate amargo.

Legado

O Sfizio Lote 13 foi inspirado no Amarone, um vinho clássico italiano produzido com uvas passificadas, ou seja, desidratadas. Após a colheita manual, as uvas são colocadas, uma a uma, em caixas treliçadas em uma sala com ventilação para que, com o passar dos dias, percam uma grande parte de seu volume de água naturalmente, chegando a reduzir em até 40% o peso. No fim do processo cada quilo de uva resulta em cerca de 250 ml de mosto.

Durante esse processo de appassimento, como é chamado na Itália, os compostos sólidos da uva, como polifenóis e antocianinas, que dão características aos vinhos e os açúcares, se concentram e sofrem alterações enzimáticas. Só após essa desidratação, as uvas são maceradas e fermentadas. O Sfizio Lote 13 passa também por afinamento em barricas novas de carvalho francês.

Essa segunda edição foi elaborada com um corte dos vinhos produzidos dessa forma nos anos de 2017, 2018 e 2019. O assemblage foi efetuado em maio de 2021 e o engarrafamento foi feito sem filtragem. O tempo de permanência em barrica variou portanto da safra, sendo de 18 a 42 meses e após engarrafado estagiou na adega ainda mais um ano antes do lançamento.

No mapa

A primeira edição deste vinho foi lançada em 2017, elaborada a partir das safras 2013, 2014 e 2015, e colocou o Paraná no mapa brasileiro dos vinhos finos, já que o rótulo foi o primeiro paranaense a ficar entre os dez melhores tintos nacionais ao lado de rótulos consagrados.

O vinho ocupou também o terceiro lugar entre os melhores tintos nacionais na ViniBraExpo 2017, a maior feira de vinhos brasileiros do país que rendeu à Legado o título de vinícola revelação do ano, pelo pioneirismo no cultivo de uvas viníferas em terras paranaenses e pela qualidade de seu trabalho.

Serviço

O Sfizio Lote 13 está à venda na loja on-line da vinícola por R$ 247.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima