6 jun 2022 - 16h14

Safra do porcini começa no Paraná: ouça a entrevista com os caçadores do nobre cogumelo

Audrey e Maurício Janzen, do Chalê do Pão, e o chef italiano Massimiliano Morabito participam do podcast Os Gastronautas

Há alguns anos o casal Audrey e Maurício Janzen, do Chalê do Pão, na Colônia Witmarsum, encontrou cogumelos porcini nos bosques dos Campos Gerais do Paraná. Além dos delicados perfume e sabor, o fato de o fungo crescer espontâneo e não poder ser cultivado confere mais nobreza a este ingrediente muito difundido na cozinha italiana, mas ainda pouco conhecido no Brasil.

Para falar desta descoberta e das características gastronômicas do funghi, o episódio do podcast Os Gastronautas, que estreou nesta segunda-feira (6), recebe Audrey e Maurício ao lado do chef romano Massimiliano Morabito, da Osteria Capitolina, em Curitiba. Além de ser um conhecedor dos melhores preparos para o cogumelo, o cozinheiro vai promover nesta quinta-feira (9) um jantar com 11 pratos à base de porcini, do antepasto à sobremesa (ainda há vagas disponíveis).

No programa, o casal – ela é empresária e ele biólogo – explica como encontraram o cogumelo pela primeira vez e o trabalho que vem desenvolvendo para popularizar o ingrediente, cuja safra (dependendo do clima costuma ir de de abril a julho) está se tornando a cada ano mais abundante. O casal inclusive aceita encomendas e faz entregas em Curitiba e região metropolitana.

Porcini cresce espontaneamente em condições específicas de clima e solo. Foto: Audrey Janzen/Arquivo pessoal.

Conhecido desde a época dos romanos, que o chamavam de suillus por causa do aspecto gorducho que lembra o de um porquinho (porcino, em italiano), não se sabe ao certo como se difundiu no Brasil. As crônicas relatam que o cogumelo já foi encontrado nos bosques das cidades catarinenses de Otacílio Costa, Lages, Urupema e Bom Retiro, e em municípios da Serra Gaúcha como São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana e Caxias do Sul. O maior exemplar já encontrado nos Campos Gerais pesava pouco mais de 1 kg.

O episódio pode ser ouvido nestes links:

Spotify

Google Podcasts

Spreaker

ou no final desta página.

Safra de porcini vai de abril a julho, geralmente. Foto: Audrey Janzen/Arquivo pessoal.

Se você quer ficar por dentro dos bastidores e lançamentos dos episódios d’Os Gastronautas, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

2 comentários sobre “Safra do porcini começa no Paraná: ouça a entrevista com os caçadores do nobre cogumelo

  1. Estamos, eu e minha mulher, interessados nos pratos com o ingridiente porcinie e também nos pães.
    Precisamos fazer reserva?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

Radiocaos Sueto

Radiocaos Sueto Neste episódio os textos e ideias ao léu de Andressa Nuss, Jorge Luis Borges, Ronaldo Conde Aguiar, Marcelo Sandmann, Carlos Careqa, Amarildo Anzolin, Salvatore Quasimodo, Wally Salomão, Carlos Drummond de Andrade, Ivan Justen Santana, Tom Waits, Livia Lakomy, Maria Luiza Lago, Marilia Kubota, Mauricio Pereira, William Shakespeare com Miguel Falabella, Julia Graciela, Jean Garfunkel, Roberto Prado, Alice Ruiz, Reynaldo Jardim, Luci Collin, entre outros incansáveis das letras.

Redação Plural.jor.br

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds