Os Gastronautas analisam "Tampopo: os brutos também comem espaguete"
27 set 2021 - 17h13

“Tampopo: os brutos também comem espaguete”. Os Gastronautas comentam o noodle western japonês

A jornalista Rejane Martins, criadora do Mesa de Cinema, é a convidada do episódio

No episódio que está no ar a partir desta segunda-feira (27) nas principais plataformas de streaming, Os Gastronautas conversam com a jornalista Rejane Martins, criadora do Mesa de Cinema, sobre o filme japonês “Tampopo: os brutos também comem espaguete”.

Lançada em 1985 pelo diretor Juzo Itami, a película inaugurou o gênero “noodle western”, em homenagem ao “spaghetti western”, no qual o lámen (ou rámen) é protagonista. Segundo Rejane, esse food movie, que se passa num restaurante de beira de estrada na periferia de Tóquio, é uma obra ousada e de vanguarda.

Tampopo, a protagonista, é uma mulher viúva que com a ajuda de dois caminhoneiros vá em busca da receita perfeita do lámen para relançar o seu pequeno restaurante decadente. De forma divertida, essa comédia revela muitos aspectos socioculturais do Japão.

Esta é a segunda vez que Rejane é convidada do podcast. Na primeira participação, ela comentou o filme dinamarquês, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, “A Festa de Babette”.

Por meio de seu projeto Mesa de Cinema, periodicamente ela organiza jantares com chefs convidados que reproduzem pratos que aparecem em filmes de sucesso. A programação é divulgada no Instagram @mesadecinema.

rejane martins jornalista mesa de cinema
A jornalista Rejane Martins, criadora do evento Mesa de Cinema. Foto: Divulgação.

O filme “Tampopo: os brutos também comem espaguete” está disponível no portfólio streaming do Cine Belas Artes à la Carte.

Já o episódio do podcast Os Gastronautas está disponível no Spotify, Google Podcasts ou abaixo:

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias