Nova pizzaria no Ahú faz pizza romana leve e crocante com fermentação de 72h

Pizzaria Romanvs serve "redondas" que na verdade são retangulares, segundo o estilo de pizza típico de Roma

Uma nova pizzaria no Ahú, em Curitiba, vem se destacando pelas pizzas feitas segundo o estilo romano e que surpreendem pela crocância e leveza. Mérito da fermentação lenta, de até 72 horas, que deixa a massa bem arejada no interior e uma temperatura de cocção perfeita que cria uma crostinha na base e no topo.

A Romanvs (com v mesmo) é comandada pelo empresário curitibano Alexandre Barros que durante três anos testou receitas até acertar o ponto certo.

Pizzaiolo autodidata, Barros se apaixonou pela panificação durante uma viagem à Europa. De volta ao Brasil resolveu investir na gastronomia apostando nas redondas que, na verdade, aqui são quadradas.

Pizzaria tem salão interno e deque. Foto: Divulgação.

A pizza de estilo romano tem formato retangular porque é assada na forma (teglia, em italiano, pronuncia-se “telha”) e é servida em pedaços. É o típico street food de Roma onde é comum consumi-la como lanche, em pé, na rua mesmo.

Já na Romanvs dá para sentar e comer com calma ou pedir no delivery ou ainda retirar no balcão. A pizza, assada no forno elétrico, é servida em duas versões: a teglia grande, com oito pedaços, que serve até quatro pessoas sem muita fome (os sabores começas em R$ 71); e a teglia média, com quatro pedaços e pensada para duas pessoas, a partir de R$ 40.

Doppio Crunch: sanduíche de massa de pizza com presunto cru, tomate, muçarela e rúcula. Foto: Andrea Torrente/Plural.

A massa leva cinco ingredientes: farinha, água, sal, fermento e azeite. Ela é preparada em duas etapas: uma pré-fermentação de 24 horas e, em seguida, uma nova fermentação de 48 horas na geladeira. O azeite é o ingrediente que dá crocância à pizza.

A fermentação lenta aumenta a digestibilidade e não deixa aquela sensação de massa pesada no estômago. Por isso, cada pedaço é um convite para comer mais um, e mais um… e mais um.

No cardápio há sabores clássicos italianos como margherita, funghi e presunto cru, e releituras brasileiras, como frango com catupiry e portuguesa. Ao todo são mais de 20 versões, entre salgadas e doces.

Destaque da casa é o Doppio Crunch, sanduíche preparado com a massa da pizza no lugar de pão. A massa é cortada ao meio, recheada e volta para o forno para a finalização. São três opções: Mortazza (muçarela e mortadela italiana), DiNero (muçarela, presunto cru italiano, tomate cereja, pesto e rúcula baby) e Prosciutto di Búfala (muçarela de búfala e presunto cru italiano)

“Nossas pizzas se comem com as mãos” informa a escrita na parede. Foto: Andrea Torrente/Plural.

“Gosto muito de fazer experimentações na cozinha e pensei ‘por que não apresentar a pizza romana para mais pessoas?’. Ela é bem diferente do produto que consumimos rotineiramente aqui no Brasil, de massa mais grossa”, explica o pizzaiolo.

Serviço

Rua São Sebastião, 575, Ahú, Curitiba – (41) 3090-0575. De terça a domingo, das 18h às 22h30. Delivery pelo iFood. Cardápio no site: www.romanvs.com.br; Instagram: @romanvspizzaria

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima