Criados por elas, novos drinks do Negrita quebram estereótipo de que mulheres preferem bebidas doces

Com menos sucos e sabores frutados, as 13 novidades são releituras de coquetéis clássicos

O Negrita Bar, consagrada casa localizada no Botanique Oásis, em Curitiba, lançou uma nova carta de drinks para o inverno. As 13 criações, pensadas para harmonizar com os dias mais frios do ano, levam ingredientes mais “quentes”, como café, Campari e frutas escuras.

As novidades são assinadas por três mulheres: a proprietária do Botanique, Patrícia Bandeir, a head bartender do Negrita, Renata Worst, e a bartender Bárbara Alberti. 

Quem acha que as criações femininas apostam em coquetéis doces e frutados, geralmente e erroneamente associados às preferências deste público, está enganado. “Com a carta, buscamos quebrar o estereótipo de que o público feminino tem preferência pelos drinks doces, com sucos e frutas. Não é o que sentimos da nossa clientela. Para essa seleção nos aproximamos mais dos clássicos, através de releituras”, explica Patrícia.

Ahumado: drink feito com a técnica “fat washed”, quando o Bourbon é infusionado com gordura de bacon. Foto: Munir Bucair Filho.

Destaque do cardápio é o Encarnación, um drink para quem gosta de sabores aromáticos e herbáceos no estilo Negroni. Não por acaso, o coquetel foi criado por Renata para concorrer no concurso Campari Bartender Competition, bebida que está na base do clássico coquetel italiano. A bebida leva Fernet, vermute rosso e Campari, claro, só que infusionado com café e tintura de cumaru, semente amazônica conhecida como baunilha brasileira. O café é produzido pela cafeicultora Sirlei de Fátima, no Norte do Paraná, e traz notas de caramelo, melaço e frutas escuras.

Outra criação peculiar é o Ahumado, drink feito com a técnica ‘’fat washed”, ou “gordura lavada”, quando o Bourbon é infusionado com gordura de bacon. Bebida forte e encorpada é servida no copo baixo com guarnição de lasca de bacon crocante pincelada com melado. O Sale Rosa, que leva vinho tinto, licor Amaretto, cenoura, mel e pimenta caiena, também vai na mesma toada ao apostar numa bebida com personalidade.

Sale Rosa com vinho tinto e licor Amaretto. Foto: Munir Bucair Filho.

O cardápio é bastante variado e há também opções mais frutadas e doces como o Pachanga, uma releitura da caipirinha feita com cachaça infusionada com banana, maracujá, limão taiti e xarope de açúcar. “Trazemos o dulçor, o cítrico, o frutado, o seco, a adstringência e a picância, em coquetéis longos e curtos”, explica a head bartender, Renata. Os coquetéis custam entre R$ 22 e R$ 30.

Para acompanhar, o Negrita serve tapas, porções, sanduíches, pratos e tábuas de frios e queijos. Destaque para o clássico pan con tomate, uma bruschetta de pão de fermentação natural, tomate finamente picado e bastante alho e azeite de oliva (R$ 14). O cardápio conta ainda com muitas opções vegetarianas e veganas.

Pan con tomate: um clássico da casa. Foto: Reprodução.

A decoração do local é elegante e informal ao mesmo tempo. Além da parte interna, o bar se estende para a área externa nos fundos. No espaço do Botanique funcionam também as lojas de plantas Borealis e Australis, e a marca de moda feminina Pele.

Balcão do bar do Negrita. Foto: Reprodução.

Serviço

Rua Brigadeiro Franco, 1193 – Mercês, Curitiba. De segunda à quinta das 14h às 23h e nas sextas, sábados e domingos das 11h às 23h. Instagram: @negritabar

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