Chef de Nova Orleans abre pub na Trajano especializado nas cozinhas cajun e creole

Comandado por Ryan Browder, Nola inaugura nesta sexta-feira (1) em Curitiba

A culinária de Nova Orleans, nos Estados Unidos, deu as caras em Curitiba. Nesta sexta-feira (1), inaugura o Nola, pub especializado nas cozinhas creole e cajun, tradicionais do estado da Louisiana. O bar e restaurante fica na rua Trajano Reis, no Centro, no belo casarão que abrigava a hamburgueria Fábrica Gourmet.

À frente do empreendimento estão o empresário brasileiro Luiz Edgar de Faria e o chef Ryan Browder, nativo de Nova Orleans. Com experiência em locais tradicionais de sua cidade natal, famosa no mundo por jazz e carnaval, o cozinheiro traz pratos típicos da Louisiana e receitas de família como a jambalaya, uma espécie de paella que mistura carnes e frutos do mar.

Boudin Balls, bolinhos feitos com uma linguiça típica da Louisiana.

Destaques no cardápio são também o gumbo, que é um ensopado grosso com frango, linguiça, camarão e uma grande variedade de ingredientes, que na Louisiana mudam de acordo com a receita de cada família; e o sanduíche muffuletta (ou muffaletta), criado por imigrantes sicilianos e feito com pão de gergelim e recheio de vários tipos de queijos, presunto e mortadela.

O menu tem ainda Poboy de camarão, um sanduíche típico cujo nome deriva da expressão poor boy (garoto pobre, em português) porque geralmente as pessoas dividiam entre elas. Tem também porção de frango frito, beignets, que é uma massa doce para acompanhar o cafezinho, e drinks tradicionais como Cajun Mary, versão de Bloody Mary com especiarias cajun, e Southern Mule, uma releitura de Moscow Mule típica da Louisiana.

“Como as culinárias cajun e creole aqui não existem, resolvemos juntar o útil ao agradável e montar o negócio”, explica Faria que, antes de empreender, trabalhava numa empresa de comércio exterior, mas largou o emprego em busca de qualidade de vida. Foi na empresa que ele conheceu Browder, seu atual sócio.

A casa já está aberta em regime de soft opening, ou seja, em fase de teste, e funciona todos os dias das 18h às 23h30, se estendendo um pouco mais às sextas e sábados. Eventualmente, o espaço terá uma programação musical inspirada nos bares de Nova Orleans.

A diferença entre cajun e creole

Frango frito é um clássico da culinária de Nova Orleans.

Os termos cajun e creole são com frequência usados de maneira intercambiável ou juntos, mas na verdade identificam grupos étnicos distintos, cada um com sua história, tradições e cultura.

De acordo com o site da indústria do turismo de Nova Orleans, os cajuns são descendente de franceses que migraram para o Canadá, mas no final do século 18 foram exilados para a Louisiana, onde passaram a ser conhecidos como cajuns. Eles são reconhecíveis porque mantêm o sotaque francês e preservam o zydeco, estilo de música folk que mistura blues, rhythm and blues e música local dos povos crioulos e nativos da Louisiana.

Apesar de não existir uma definição oficial para o creole, este grupo étnico é formado por uma mistura de descendentes de europeus, africanos, caribenhos e hispânicos que contribuíram enormemente com história, arte e comida da cidade.

As diferenças das cozinhas cajun e creole

Sazerac, drinque à base de bourbon, e costelinha barbecue.

Ambas as culinárias são nativas de Nova Orleans e podem ser encontradas nos bares e restaurantes da região, mas há algumas diferenças entre elas. A principal é que a cozinha creole geralmente usa tomates e molho de tomate, enquanto a cajun é robusta, rústica e usa bastante carnes defumadas e sua base são pratos únicos, como jambalaya e sopa de lagosta.

A cozinha creole tem forte influência francesa, mas tem também traços italianos, espanhóis, alemães e caribenhos. Os pratos são à base de molhos, ervas locais, frutos do mar e caldo de peixe. O que aproxima as duas culinárias é o uso da chamada “santíssima trindade”: pimentões verdes, cebola e salsão.

Ostras gratinadas com parmesão.

Serviço

Rua Trajano Reis 443, Centro, Curitiba. Todos os dias das 18h às 23h30. Instagram: @nolapub

Sobre o/a autor/a

5 comentários em “Chef de Nova Orleans abre pub na Trajano especializado nas cozinhas cajun e creole”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima