Renomada escola de panificação da Califórnia abre primeira turma em Curitiba

Curso do San Francisco Baking Institute começa em abril e custa R$ 4.800

Anunciada em meados do ano passado, a filial do San Francisco Baking Institute, escolas de panificação com sede na Califórnia e considerada uma das mais renomadas do mundo, anunciou nesta quarta-feira (10) a abertura das primeiras três turmas em Curitiba.

As inscrições para o primeiro módulo do curso de “Panificação Artesanal: Abordagem Sistemática para Pão” já podem ser realizadas no site da escola. São 12 vagas em cada turma.

As aulas da primeira turma serão de 25 a 29 de abril; a segunda vai de 9 a 13 de maio; e a terceira de 23 a 27 de maio. O módulo tem duração de cinco dias, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e custa R$ 4.800 (parcelado no cartão).

O curso introdutório vai ensinar aos alunos a misturar, fermentar, modelar e assar pão, além da matemática do padeiro, seleção e função de ingredientes, diferentes tipos de batidas e acompanhamento da fermentação; por fim, os padeiros vão aprender sobre tecnologia da farinha e uma breve introdução ao processo de moagem, métodos de mistura, fermentação, assamento, pré-massas, e a fazer baguetes.

As aulas serão ministradas pelo padeiro Eduardo Freire Feliz na sede curitibana da escola, ao lado do Lucca Café Especiais, no Batel. Ele tem formação na escola norte-americana e é o responsável por trazer o know-how do instituto à capital do Paraná.

Eduardo Feliz, Michel Suas, Eduardo Freire Feliz e Marcelo Vosnika: sócios da filial curitibana do San Francisco Baking Institute. Foto: Divulgação.

O San Francisco Baking Institute foi fundado em 1996 por Michel Suas, padeiro e confeiteiro francês de fama internacional. Em 2002, ele foi premiado pelo Bread Bakers Guild of America com o prestigiado Golden Baguette por suas contribuições ao mundo da panificação. Em 2018, ganhou o prêmio James Beard como Outstanding Baker ou “padeiro de destaque”.

Suas já trabalhou em parceria com a Moageira Irati, a 150 km de Curitiba, onde forneceu orientação e ensinou técnicas sofisticadas de panificação para o Trigo de Origem, um projeto que desenvolve farinhas de qualidade e rastreáveis especificamente para os padeiros artesanais e que tem Eduardo Freire entre seus idealizadores.

A filial curitibana tem mais dois sócios: o empresário e pai de Eduardo, Eduardo Feliz, e o empresário Marcelo Vosnika. A escola vai promover também cursos avançados de panificação e aulas para aprender viennoiserie, técnica para elaborar croissant, brioche e outras massas folhadas.

Serviço

Alameda Pres. Taunay, 70 – Batel, Curitiba – (41) 99995-3956; [email protected]

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima