8 nov 2021 - 10h13

Do ziti ao cannoli: a comida dos Sopranos é Cosa Nostra. Ouça Os Gastronautas!

O crítico de cinema Marden Machado e o italiano Luigi Bazzicalupo analisam personagens, cenas e pratos da premiada série

Ziti, manicotti, lasagne e cannoli. São inúmeras as iguarias que aparecem na premiada série Família Sopranos (1999 – 2007), eleita pela revista americana Rolling Stone a melhor de todos os tempos.

Em ocasião do recém-lançado prelúdio da série The Many Saints of Newark (disponível na HBO Max), filme que conta a juventude de Tony Soprano, Os Gastronautas conversam com o jornalista e crítico de cinema Marden Machado (apresentador do podcast In Cine Veritas) e o italiano Luigi Bazzicalupo sobre personagens e pratos da tradição italiana mostrados ao longo das sete temporadas.

Segundo Machado, a partir de O Poderoso Chefão (1972) a comida se tornou um elemento central nas películas sobre a Cosa Nostra americana. Não por acaso a frase “Leave the gun, take the cannoli” é uma das mais célebres da história do cinema.

Em Família Soprano não é diferente. Com frequência o enredo se desenvolve ao redor da mesa, seja a da casa Sopranos comandada pela esposa de Tony, Carmela, ou na do restaurante Vesuvio, de propriedade de Artie Bucco, chef e amigo de infância do chefão da máfia de Nova Jersey, ou ainda nos fundos do açougue Satriales, usado pela família mafiosa como sala de reuniões.

Original de Nápoles e residente há muitos anos no Brasil, Bazzicalupo explica o preparo de alguns dos pratos que aparecem na série e que fazem parte da tradição culinária do Sul da Itália: as diferenças entre o ragu napolitano e o ragu bolonhês, a receita do ziti ao forno e a harmonização com os vinhos da região, como Fiano di Avellino e Greco di Tufo.

Os episódios de Os Gastronautas, o podcast semanal de gastronomia do Plural, estão disponíveis nas principais plataformas de streaming de áudio e são lançados sempre às segundas-feiras. A apresentação é do jornalista Andrea Torrente e do empresário da gastronomia Raphael Zanette, do Grupo Vino!.

Ouça o programa no Spotify, Google Podcasts ou dê play abaixo:

Siga Os Gastronautas nas redes sociais: Instagram e Facebook.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

É falso vídeo que tenta ligar filho de Lula a Petrobras e a aumento de combustíveis

Diferentemente do afirmado em vídeo, o preço do barril de petróleo não é manipulado por uma empresa internacional que investe na Petrobras. O preço varia, na verdade, com a oferta e demanda do produto no mundo. Além disso, nenhum filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é sócio de empresa investidora da companhia e o presidente Jair Bolsonaro (PL) não instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os acionistas da petroleira. O conteúdo é falso

Projeto Comprova

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds